Sindimed se reúne com Emília Correia, pré-candidata à Prefeitura de Aracaju

Data de publicação: 17/04/2024

O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) promoveu um encontro com a pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Emília Correia (PL), para discutir questões essenciais relacionadas à categoria médica e à saúde pública. A reunião, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na sede da entidade sindical, faz parte de uma série de diálogos, visando estabelecer uma comunicação direta com os aspirantes ao cargo máximo do Executivo Municipal.

Na ocasião, pautas fundamentais foram abordadas, a exemplo da necessidade de realização de concurso público, a precarização do trabalho do profissional médico e a confecção urgente de um planejamento estratégico para uma saúde pública que atenda, de forma decente, a população.
 
Além disso, foram externadas a preocupação com o aumento no número de atendimento de pessoas que precisam de ajuda psicológica e de pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista), pautas que, na visão do Sindimed, precisam de mais atenção do poder público.
 
O presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, classificou o encontro como “relevante” visando promover um diálogo construtivo sobre os desafios enfrentados pela classe médica e sobre os inúmeros problemas da saúde pública quem afetam a população.

“É mais um encontro para discutir os problemas da saúde pública. Na oportunidade, pautamos o concurso público, a importância dos profissionais de saúde serem ouvidos. Para isso, é preciso que haja planejamento em saúde pública. O Sindicato dos Médicos tem esse papel fundamental de contribuir com a sociedade. Contudo, a gestão municipal não pode se negar a dialogar com quem está, diariamente, em contato com o paciente. O futuro prefeito deve dialogar para que ele possa planejar uma saúde pública de qualidade”, afirmou o presidente.

Dr. Helton ressaltou a receptividade de Emília Correia às demandas do sindicato. “Emília, enquanto vereadora, sempre foi muito atenciosa aos nossos chamados e, novamente, se colocou à disposição da categoria para dar apoio às nossas demandas e contribuir com um planejamento efetivo da saúde pública”, disse o presidente. 

O vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, reforçou a luta do sindicato na valorização do profissional médico e na promoção de debates sobre saúde pública, destacando a realização do Fórum de Saúde Pública, realizado pelo sindicato no ano passado. “Nós queremos dialogar, sempre. E queremos também que a Prefeitura tenha a sensibilidade de realizar concurso público. Nós, enquanto entidade de classe, temos um papel importante, perante a saúde pública, e estaremos sempre atentos, cobrando dos gestores melhorias para a nossa categoria e para a população como um todo”, destacou.  

Emília Correia expressou sua preocupação com a falta de estrutura e valorização dos profissionais médicos, afirmando que eles estão sofrendo tanto quanto a população, devido às condições precárias de trabalho. Ela se comprometeu a ouvir outras categorias e trabalhar em conjunto para construir um plano de governo que atenda às necessidades da população, especialmente na área da saúde.

“A gente ouviu as queixas dos profissionais médicos que estão na ponta, que estão atendendo a população menos favorecida. Os médicos estão pedindo socorro, no sentido de estrutura, de valorização, de respeito. Eles estão adoecendo até mais que a população, porque não conseguem fazer aquilo que eles foram treinados, formados e preparados para fazer. Então, eu levo aqui um clamor muito grande da comunidade médica para que eles tenham respeito e que eles possam ser médicos de verdade, humanizados como eles são, porque eles estão sofrendo tanto quanto a população”, sublinhou.

O ex-senador por Sergipe, Dr. Eduardo Amorim (PSDB), também participou da reunião, enfatizando a importância de ouvir as necessidades daqueles que estão na linha de frente do atendimento à população, visando melhorar a qualidade de vida dos aracajuanos.

“É um momento ideal para a construção do plano de governo e nada melhor do que ouvir aqueles que estão no dia a dia, trabalhando, sentindo as necessidades. Estamos começando pelos médicos e Emília, com certeza, deve visitar outras categorias para construir um plano de governo democrático, ouvindo as necessidades, os apelos, para que a gente possa, realmente, melhorar o dia a dia dos aracajuanos, sobretudo na especialidade, na alta complexidade”, afirmou. 

Também participaram da reunião, os diretores executivos do Sindimed, Dr. Brunno Goes, Dr. Luiz Carlos Spina, Dr. Alfredo Andrade, Dra. Moema Canuto, o assessor jurídico do sindicato, Dr. Thiago Oliveira, além de médicos que atuam no PSF da capital.

Além de Emília, o Sindimed já havia se reunido com os pré-candidatos Luiz Roberto Dantas (PDT) e Candisse Matos (PT). 

Por Joângelo Custódio | Núcleo de Comunicação Sindimed