Sindimed inicia diálogos com pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju

Data de publicação: 06/03/2024

Na manhã desta terça-feira, 5, a Direção Executiva do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) recebeu a visita de cortesia do pré-candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto Dantas (PDT), iniciando, com isso, a série de encontros entre o Sindicato e os postulantes à chefe do Poder Executivo Municipal que irão concorrer às eleições em outubro.

O objetivo do encontro, de acordo com o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, além de abrir um canal de diálogo com os possíveis candidatos, é discutir questões de interesse da classe médica, como melhores condições de trabalho, bem como pautas relevantes sobre saúde pública.

Dr. Helton também enfatizou a necessidade de realização de concursos públicos, destacou a precarização da carreira médica e abordou desafios enfrentados pelos profissionais no cotidiano. A qualidade do acesso à saúde pública e a assistência adequada à população também foram temas centrais.  

“O Sindimed abriu conversa com os pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju. Hoje veio Luís Roberto. Colocamos algumas pautas importantes, como o fim da precarização do trabalho médico, que é um problema que acontece na rede estadual e no Município de Aracaju. Reforçamos a importância de se fazer um concurso público. Debatemos também sobre o acesso da população à saúde pública de qualidade”, afirmou o presidente.

Na ocasião, Dr. Helton convidou Luiz Roberto para um debate no podcast "A Voz do Médico", em agosto, caso sua candidatura seja confirmada.

Acompanhado pela secretária de Saúde do Município de Aracaju, Waneska Barboza, o pré-candidato expressou seu interesse em construir seu Programa de Governo ouvindo os sindicatos, incluindo as sugestões daqueles que vivenciam a realidade da saúde pública diariamente.

“Vim conhecer e me aproximar da diretoria do Sindimed. A ideia é mostrar o que a gente pensa sobre saúde pública. Foi o primeiro sindicato que estou visitando e já trouxe comigo a secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. Essa foi a primeira conversa para que a gente possa ouvir o sindicato, para ajudar a construir o nosso Programa de Governo. Saúde pública é prioridade e a gente sabe que tem de investir em assistência básica”, resumiu Roberto.

Presente ao encontro, a secretária de Saúde, Waneska Barboza, destacou a importância do diálogo, o respeito mútuo e a busca por soluções para melhorar os serviços médicos em Aracaju.

“É uma categoria [a médica] que a gente sempre tem um bom diálogo, apesar das divergências que são naturais. O sindicato tem que defender os interesses do trabalhador e a gestão tem que entender o que é possível fazer e o que não é possível naquele momento, mas sempre foi uma relação de muito respeito, muito diálogo. Todo início de ano é importante conversar com as categorias”, sublinhou a gestora.

Também participaram da reunião, o vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, os diretores executivos do Sindimed, Dr. Luiz Carlos Spina, Dr. Alfredo Andrade, Dr. João Augusto, Dra. Moema Canuto e Dr. Brunno Goes, o assessor jurídico do Sindimed, Dr. Thiago Oliveira, além da secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Meire Maranhão, e João Victor Burgos Mota, assessor jurídico da SMS.

 

Joangelo Custódio, Núcleo de Comunicação Sindimed