Sindimed chama atenção para o cumprimento pela PMA dos acordos com médicos e da liminar ganha na justiça sobre o Nestor Piva

Data de publicação: 12/08/2019

Sindimed chama atenção para o cumprimento pela PMA dos acordos com médicos e da liminar ganha na Justiça sobre o Nestor Piva

O Sindimed no programa desta sexta-feira, 9, ‘A voz do Médico’ faz essa indagação à população. Será que estamos vivendo realmente no Estado de direito? Parece que não. Haja vista que segundo a constituição Federal, Saúde é um direito de todos. Então, mais uma vez o Sindimed pergunta a população se os exames estão sendo marcados em dia, se a população está conseguindo ir ao médico especialista, ou marcar uma consulta? Porque os médicos que estão na labuta do dia a dia, estão enfrentando dificuldades para exercer as suas funções com a falta de condições de trabalho e para atender a população adequadamente.

De acordo com o vice-presidente da entidade Helton Monteiro, também falta o reajuste salarial, um direito que está na Constituição Federal e que o servidor municipal há três anos não recebe. Mesmo com a Mesa de Negociação Permanente marcada pela prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), onde os gestores que participam estão impedidos de conceder o aumento, porque só quem pode determinar é o secretário municipal de Finanças e o Prefeito Municipal. Então, o Sindicato dos Médicos pergunta ao prefeito Edvaldo Nogueira, e a secretária Waneska Barbosa porque eles estão descumprindo uma liminar, ganha pelo Sindimed já na 2ª Instância?

Liminar

Essa liminar trata da Terceirização do Nestor Piva, e determina que todos os servidores devem voltar ao Nestor Piva para trabalhar imediatamente e, a Empresa que ali está, só seria usada para completar a escala média. O Sindicato pergunta porque a PMA está descumprindo? Outro questionamento que o Sindicado dos Médicos gostaria de saber do senhor prefeito, o porquê que a Prefeitura de Aracaju descumpriu os acordos firmados com o Sindimed no ano de 2017?

“São estes questionamentos feitos que coloca em ‘xeque’ se vivemos no Estado de direito, onde gestores descumprem liminares a meses e ainda por cima, assistimos nessa quinta-feira, 8, na Câmara de Vereadores de Aracaju, a secretária de saúde anunciar que vai colocar um processo licitatório no Nestor Piva. Ora, e essa liminar, será que não vai ser cumprida pela PMA? Será que foram notificados e não estão atendendo à Justiça, ou será que a PMA quer pagar multa, que vai sair dos nossos bolsos?”. São esses questionamentos que o Sindicato dos Médicos, através do vice-presidente coloca para o Prefeito de Aracaju.

Números

O entrevistado também ressaltou que foram colocados números de atendimentos no Nestor Piva, onde foram atendidas 100 mil pessoas em oito meses. “Ora o hospital atendia esse mesmo número de pessoas anteriormente. Eu me lembro como médico que saiu um outdoor ano passado, que no Nestor Piva foram atendidas 14 mil no mês. O que foi que mudou? Nós atendíamos com a informatização. Será que os profissionais que hoje estão lá, estão atendo com a informatização tão propagada pela PMA?”, indagou o vice-presidente do Sindimed, Helton Monteiro, no programa desta sexta-feira, ‘A voz do Médico’.