Infectologista alerta para crescimento dos casos de dengue e os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do Aedes

Data de publicação: 19/04/2024

Infectologista alerta para crescimento dos casos de dengue e os cuidados que a população deve ter para evitar a proliferação do Aedes

No podcast "A voz do Médico" desta semana, a infectologista, Dra. Gilmara Carvalho Batista, fez um alerta muito importante sobre a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que vem se proliferando em quase todo o Brasil, com aumento de casos a cada semana. 

O alerta feito pela infectologista fala dos cuidados necessários que a população deve ter no intuito de salvar vidas. Em 2008, o estado de Sergipe passou por uma epidemia de dengue, e muitas vidas foram ceifadas. 

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do Estado de Sergipe, com base no último boletim publicado no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), referente à 15ª semana, correspondente ao período de 31/12/2023 a 13/04/2023, foram 252 casos notificados, 237 casos prováveis e 8 confirmados, sem nenhuma morte. No acumulado do período, 5.330 casos foram notificados, desses 3.032 prováveis, 496 confirmados e 3 óbitos. 

Segundo a doutora Gilmara, a dengue é uma doença infecciosa viral que merece todos os cuidados e alertas. 

“Os últimos números epidemiológicos chamam a atenção e mostram que precisamos ter mais cuidado na questão de prevenir a doença, educar o profissional médico no atendimento aos casos, mas, sobretudo, a população que precisa ter a consciência da gravidade da doença que pode levar a óbito”, colocou a médica. 

Cuidados 

A doutora Gilmara lembrou também que esse período de chuvas intensas, intercalado com dias de sol e temperaturas elevadas, são condições propícias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Por isso, diz Dra. Gilmara, se faz importante o uso de repelentes, mas também o cuidado que a população deve ter em suas residências com o acúmulo de água em recipientes e a permissão ao acesso dos agentes na fiscalização das residências e unidades.