A diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) recebeu, nesta terça-feira, 3, durante reunião-almoço realizada na sede da entidade, o secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer. O encontro teve como principal objetivo discutir soluções para os persistentes atrasos salariais enfrentados por médicos credenciados e por profissionais que atuam em hospitais filantrópicos, além de abrir um canal permanente de diálogo institucional para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe.
Recém-empossado no cargo, o secretário foi cortês ao atender ao convite do Sindimed. A reunião transcorreu em clima ameno, de cooperação e busca por consensos, com foco em aparar arestas e estabelecer uma relação institucional mais próxima e transparente.
Durante o encontro, o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, apresentou um panorama detalhado da situação vivenciada por médicos em diversas unidades de saúde do Estado.
Helton recordou os relatos recebidos pelo sindicato, que apontam profissionais sem receber salários desde outubro de 2025. Outros, mesmo tendo obtido pagamentos recentes, reclamam que os valores estão abaixo do acordado. A situação crítica não se restringe à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e ao Hospital São José, em Aracaju, mas atinge também a Maternidade Zacarias Júnior, em Lagarto, e a UTI pediátrica do Hospital Amparo de Maria, em Estância.
Para o presidente, a reunião representou um avanço importante na construção de soluções concretas. “Hoje, aqui no Sindicato dos Médicos, recebemos o secretário da Saúde do Estado de Sergipe, Jardel Mitermayer, em uma reunião extremamente proveitosa. Colocamos na mesa pontos fundamentais para a sociedade e para a categoria médica, como os atrasos salariais e a situação de hospitais filantrópicos que acumulam débitos com os profissionais. Também discutimos a problemática do atendimento no SUS. Tivemos avanços significativos e, ainda hoje, vamos compartilhar esses encaminhamentos com a nossa categoria. Esse diálogo é essencial para garantir segurança no exercício da medicina, estabilidade no trabalho e, sobretudo, para fortalecer o SUS em Sergipe”, afirmou.
O secretário Jardel Mitermayer destacou a importância do diálogo institucional e reafirmou o compromisso da Secretaria de Estado da Saúde com a valorização dos profissionais e a melhoria da assistência. “A Secretaria veio fazer a escuta de vocês. A Secretaria está de portas abertas. Vamos tentar ao máximo alinhar e fazer uma saúde melhor para Sergipe, os médicos é quem salvam vidas, junto com a equipe de enfermagem e com técnicos, e que dão o melhor atendimento de qualidade ao SUS em Sergipe. Então, a grande massa trabalhadora de Sergipe, os especialistas, os profissionais médicos novos que estão chegando agora no mercado de trabalho. A Secretaria de Saúde está de portas abertas para vocês. Ouvimos as escutas, vamos alinhar com os prestadores contratados pela secretaria para um melhor atendimento na questão do ajuste salarial, do pagamento, de um cronograma de pagamento para dar mais segurança ao trabalhador médico que está no dia a dia salvando vidas. Estamos juntos para avançar num SUS melhor para Sergipe”, ressaltou.
Os encaminhamentos definidos durante a reunião serão apresentados à categoria médica ainda nesta terça-feira, durante assembleia virtual, marcada para às 19h, quando o Sindimed irá detalhar os avanços obtidos e discutir os próximos passos da mobilização sindical.
Além do presidente Dr. Helton Monteiro, participaram da reunião pelo Sindimed o vice-presidente, Dr. Argemiro Macedo, os diretores Brunno Góes, Alfredo Andrade, Teresa Lisboa e João Augusto, além dos advogados da entidade, Thiago Oliveira e Marcos Lima. A comitiva da Secretaria de Estado da Saúde contou com a presença dos diretores Tiago Henrique Silva Vieira e Jurema Mércia Viana de Jesus Santos, além da porta-voz da SES, Cristina Rochadel.
Por Joangelo Custódio, da Assessoria de Comunicação Sindimed.
Fotos: Valter Sobrinho/SES