O presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), Dr. Helton Monteiro, recebeu um convite oficial do presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, deputado Zé Vitor (PL/MG), para participar como palestrante em audiência pública que discutirá o tema “Terceirização e vínculos precários e seus impactos na saúde”.
A reunião está marcada para o dia 10 de novembro de 2025, às 15h, no Plenário 7 da Câmara Federal, em Brasília. De acordo com o ofício encaminhado ao Sindimed, a audiência foi aprovada por meio dos requerimentos nº 155/2025, 242/2025 e 275/2025, todos de autoria do deputado Jorge Solla (PT/BA), e tem como objetivo promover um amplo debate sobre os efeitos da terceirização no sistema público de saúde brasileiro.
De pronto, Dr. Helton Monteiro confirmou presença e destacou a importância de o Sindimed levar à Câmara Federal a realidade vivida pelos profissionais de saúde e pela população sergipana diante do avanço das terceirizações. “O Sindimed tem sido uma das vozes mais firmes na denúncia desse modelo de gestão que precariza vínculos, compromete o serviço público e abre brechas para irregularidades. É um debate que precisa ser feito de forma nacional, com transparência e responsabilidade”, afirmou.
O presidente lembrou ainda que o Sindimed vem mobilizando autoridades, entidades e movimentos sociais para discutir o impacto das Organizações Sociais (OSs) na saúde pública. “Em Sergipe, as terceirizações estão se espalhando e trazendo consigo um rastro de desconfiança. Muitas das empresas contratadas aqui já são investigadas em outros estados por supostos envolvimentos em esquemas de corrupção, desvio de recursos públicos e precarização dos serviços. É nosso dever alertar e propor alternativas pautadas na legalidade e na valorização do servidor concursado”, completou.
Frente Ampla
Nesta semana, foi criada a Frente Ampla Contra as Organizações Sociais em Sergipe – Em Defesa do Concurso Público, uma articulação que reúne diversas entidades de classe, movimentos sociais e estudantis, além de parlamentares das esferas estadual e municipal. O movimento vem promovendo debates, plenárias e campanhas de conscientização sobre os riscos da terceirização dos serviços públicos essenciais.
O convite da Comissão de Saúde representa, assim, o reconhecimento do papel ativo do Sindimed na luta pela preservação do serviço público e pela adoção de políticas que priorizem o concurso público e a estabilidade do trabalhador da saúde.
Por Joangelo Custódio, Assessoria de Comunicação Sindimed
Foto: Dannyele Fernandes