Na manhã desta quarta-feira, 20, trabalhadores da saúde de todo o país realizam uma grande marcha em Brasília, com destino ao Ministério da Saúde. A mobilização reúne diversas representações da categoria, entre elas a Federação Médica Brasileira (FMB) e o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed).
O presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, que também é diretor da FMB, participa do ato e da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontece na capital federal até o dia 21 de agosto.
Segundo ele, a mobilização é um marco na defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) fortalecido e de condições dignas para os profissionais da área.
Entre as principais pautas estão o combate à precarização das relações de trabalho, a realização imediata de concursos públicos e a criação de uma carreira sólida e estruturada no SUS.
“Hoje estamos unidos com todos aqueles que defendem o SUS, na luta pelo fortalecimento dos trabalhadores e de um sistema público de saúde que atenda, com qualidade, toda a população”, destacou Dr. Helton.
O ato integra uma série de atividades que ocorrem paralelamente à 5ª CNSTT, reforçando a importância da valorização dos trabalhadores da saúde.