Notícias 18/08/2025

Presidente do Sindimed participa da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Brasília


compartilhar notícia

O presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), Dr. Helton Monteiro, participou, nesta segunda-feira, 18, da abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que acontece em Brasília até o dia 21 de agosto. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com o Ministério da Saúde, reúne representantes de diversas áreas ligadas à saúde e ao trabalho para debater políticas públicas fundamentais para a proteção dos trabalhadores brasileiros.

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência busca avaliar os desafios atuais e propor novas diretrizes para a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, levando em conta os impactos da pandemia de covid-19, o aumento dos agravos à saúde e as transformações nas relações de trabalho nos últimos anos.

De acordo com Helton Monteiro, que também é diretor da Federação Médica Brasileira (FMB), a participação da categoria médica nesse espaço é estratégica.

“Estamos aqui na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, onde hoje, no primeiro dia, discutimos a questão da precarização do trabalho, acidentes de trabalho, piso salarial e, claro, a carreira única do SUS. Foi um dia muito importante, algumas decisões foram tomadas e levadas à plenária. Mais um momento produtivo para a nossa categoria”, destacou o dirigente.

O médico e doutor em Saúde Pública, Luiz Carlos Fadel, proferiu a palestra magna de abertura, defendendo o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. “A saúde do trabalhador é uma missão constitucional da saúde pública e deve garantir proteção a todos”, afirmou. Em sua fala, destacou ainda a necessidade de reconhecer esse direito de forma transversal, na legislação trabalhista, sanitária e ambiental, como um compromisso inegociável com a dignidade humana.

Eixos de discussão

A 5ª CNSTT está organizada em três grandes eixos de discussão: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos na saúde; e a participação popular no controle social das políticas públicas.

Entre seus objetivos centrais, destacam-se: fortalecer a política de saúde do trabalhador no âmbito do SUS; avaliar os efeitos da pandemia de covid-19 e as mudanças nos agravos relacionados à saúde; estimular o debate sobre as transformações no mundo do trabalho e o direito humano à saúde; além de ampliar a participação popular na formulação e fiscalização das ações voltadas à proteção dos trabalhadores.

Para o presidente do Sindimed, a conferência representa não apenas um espaço de debate, mas também de articulação política e formulação de propostas acessíveis.

“É fundamental que os médicos e demais categorias estejam presentes nesse debate, porque tudo o que se decide aqui impacta diretamente a nossa prática profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. A defesa da carreira do SUS, por exemplo, é uma luta histórica e precisa avançar. O mesmo vale para o combate à precarização e pela garantia de condições dignas de trabalho”, afirmou Helton Monteiro.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Por Joangelo Custódio, assessoria de Comunicação Sindimed.