Notícias 20/06/2025

Oftalmologistas discutem no Sindimed a defasagem dos honorários pagos pelos planos de saúde


compartilhar notícia

Na noite da última terça-feira, 17, médicos oftalmologistas de Sergipe, representados pela Sociedade Sergipana de Oftalmologia (SSO), participaram de uma assembleia no auditório do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed). O encontro teve como objetivo discutir a situação da especialidade no Estado no contexto da saúde suplementar, que envolve operadoras, planos e seguros de saúde. Os profissionais também definiram propostas de atualização dos valores das consultas e dos diversos procedimentos realizados pela categoria.

Atualmente, os honorários pagos aos oftalmologistas estão defasados e, segundo os presentes, há 14 anos sem qualquer reajuste. A insatisfação da categoria motivou a SSO a convocar a assembleia, a fim de deliberar sobre propostas para iniciar negociações com as operadoras e planos de saúde conveniados. Também entrou em pauta a carta circular recentemente enviada pela SulAmérica Seguros aos médicos da especialidade.

“A nossa defasagem é muito grande. Os honorários pagos aqui em Sergipe são inferiores aos praticados em estados vizinhos, como Bahia e Alagoas, especialmente nos procedimentos cirúrgicos”, destacou o Dr. Allan Cruz, presidente da Sociedade Sergipana de Oftalmologia.

Ao final da reunião, ficou decidido que a SSO enviará cartas explicativas à SulAmérica e à Unimed tratando da situação das lentes oftalmológicas, além de ofícios a outras operadoras. O objetivo é iniciar formalmente as negociações para o reajuste da tabela de honorários com base na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Uma nova assembleia será agendada em breve, desta vez com a participação de outras entidades médicas e do Sindimed.

Por Mércia Oliva, da assessoria de Comunicação do Sindimed