Notícias 13/06/2025

Direção do Sindimed participa da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


compartilhar notícia

Integrantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) participaram, nesta quinta-feira, 12 de junho, da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em Aracaju pelo Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). O evento reuniu representantes de todos os territórios sergipanos com o objetivo de consolidar propostas e alinhar as prioridades que serão levadas à etapa nacional, prevista para agosto, em Brasília.

O encontro marca um momento decisivo na construção de diretrizes para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), após a realização das etapas municipais e regionais. Além do debate qualificado sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros, a conferência também reafirmou o papel dos delegados sergipanos que representarão o estado na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovida pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde.

O Sindimed teve presença ativa durante toda a programação, reforçando seu protagonismo na defesa dos direitos trabalhistas e das condições de saúde da categoria médica. Os delegados do sindicato já haviam sido eleitos nas etapas preparatórias anteriores: são delegados titulares o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, Dr. Alfredo Andrade e Dr. João Augusto. Como delegados suplentes, participam os médicos Dr. Brunno Góes e Dr. Carlos Spina.

Para o presidente do sindicato, o momento é de união de forças em prol de uma política nacional robusta, que respeite os limites humanos do trabalho e promova ambientes saudáveis em todas as esferas laborais.

“Esse é um espaço fundamental para que os profissionais de saúde, especialmente os médicos, participem ativamente da construção das políticas que visam melhorar as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores brasileiros. O Sindimed está aqui para defender uma pauta que não é apenas da categoria médica, mas de todos aqueles que enfrentam uma rotina de trabalho muitas vezes insalubre, exaustiva e desprotegida. Defendemos que os trabalhadores tenham carteira assinada, sejam concursados, tenham estabilidade no emprego, carreira estruturada, autonomia e independência para exercer suas funções com dignidade. É essencial que todos os direitos trabalhistas sejam garantidos, como férias, 13º salário, aposentadoria, e todas as condições que assegurem uma vida laboral saudável e justa. Não só para os trabalhadores da saúde, mas para todos os trabalhadores brasileiros, que precisam de respeito e valorização”, afirmou Dr. Helton Monteiro.

A conferência estadual teve uma programação ampla, com discussões em grupos temáticos e exposições sobre os principais eixos que compõem a Política Nacional de Saúde do Trabalhador, entre eles: segurança no trabalho, vigilância em saúde, saúde mental, prevenção de acidentes, valorização dos profissionais e combate à precarização das relações laborais.

A expectativa é de que os debates e as propostas sistematizadas durante a etapa estadual contribuam significativamente para as deliberações da etapa nacional, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 2 e 4 de agosto.

Por Joângelo Custódio, assessoria de Comunicação Sindimed.

Foto de Capa: Ascom Sindimed.

Demais fotos: Ascom/Funesa