O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) realizou, na noite da última terça-feira, 11, uma assembleia com os médicos que atuam como Pessoa Jurídica (PJ) na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O encontro teve como pauta os recorrentes atrasos salariais e de bonificações, além da demissão de médicas e médicos que trabalham na Atenção Básica da Saúde.
Durante a reunião, o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, apresentou uma atualização sobre o caso, destacando sua participação na audiência pública on-line realizada pelo Ministério Público de Sergipe (MPE) na última quinta-feira, 6 de março. O encontro virtual, conduzido pela promotora de Justiça Dra. Alessandra Pedral, teve como objetivo discutir a situação dos médicos PJ.
De acordo com Dr. Helton Monteirio, a Prefeitura de Aracaju teria até o dia 12, para apresentar ao MPE, por meio de ofício, uma resposta aos questionamentos levantados pelo Sindimed na audiência.
“Antes dessa audiência, tivemos reuniões com a prefeita para tratar dos atrasos e, posteriormente, com a secretária de Saúde, Dra. Débora Leite, onde expusemos a posição do Sindimed quanto aos atrasos salariais e também às demissões dos médicos. O mesmo ocorreu no Conselho Municipal de Saúde, onde foi instaurada uma comissão de sindicância para averiguar a situação. Defendemos pontos com os quais não concordamos e reafirmamos a importância do concurso público como o único instrumento capaz de garantir estabilidade e autonomia para o exercício da nossa função”, destacou Dr. Helton Monteiro.
Ao longo da assembleia, os médicos presentes apresentaram questionamentos, que foram esclarecidos pela assessoria jurídica do Sindimed.
O sindicato segue buscando um novo encontro com a secretária de Saúde para dar continuidade às tratativas. Assim que houver novidades, uma nova assembleia será convocada para manter os médicos informados sobre os desdobramentos.
Por Mércia Oliva, da Assessoria de Comunicação do Sindimed