Notícias 18/02/2025

Em resposta ao Sindimed, MPE diz que apura descredenciamento do Hospital Primavera pela Unimed


compartilhar notícia
Fonte: Divulgação

Em resposta ao Sindimed, MPE diz que apura descredenciamento do Hospital Primavera pela Unimed

O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) recebeu, nesta segunda-feira, 17, um ofício do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE) em resposta ao documento emitido pelo sindicato na semana passada, que solicitava esclarecimentos quanto ao descredenciamento do Hospital Primavera pela Unimed Sergipe. 

O descredenciamento tem causado preocupação entre os beneficiários do plano de saúde, que temem dificuldades no acesso a atendimentos médicos e hospitalares. 

Diante da situação, a Promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Dra. Euza Missano, informou que foi instaurado um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para apurar a situação. No documento, o Ministério Público destaca que já encaminhou ofícios tanto à Unimed Sergipe quanto ao Hospital Primavera para que prestem informações preliminares sobre o caso.

O presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, reforçou a importância da atuação do Ministério Público na busca por soluções que garantam a continuidade do atendimento médico para os beneficiários do plano de saúde.

"O Sindimed tem um convênio com a Unimed desde 1º de novembro de 2007 e não pode se omitir diante de uma situação que impacta diretamente a assistência à saúde dos pacientes e o trabalho dos profissionais médicos. Nossa preocupação sempre foi garantir que os direitos dos médicos e dos pacientes sejam preservados, e por isso solicitamos ao MP medidas urgentes para esclarecer os motivos do descredenciamento e, principalmente, buscar uma solução que evite prejuízos para toda a rede de atendimento", afirmou o presidente da entidade sindical.

Reunião

Assim que a notícia sobre o descredenciamento do Hospital Primavera da Unimed veio a público, o Sindimed prontamente agiu e marcou uma reunião com a promotora de Defesa do Consumidor, Dra. Euza Missano, responsável pelo acompanhamento do caso. O objetivo foi esclarecer os detalhes do processo e manter os médicos conveniados informados.

Na última quarta-feira, 12, o vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, reuniu-se com a promotora. Durante o encontro, Dra. Euza Missano explicou que, há dois anos, já vinha alertando o Poder Judiciário sobre os sucessivos descredenciamentos promovidos pela Unimed. Segundo ela, o Ministério Público ingressou com algumas ações, obtendo decisões liminares favoráveis em determinados momentos, mas que foram posteriormente revertidas. Atualmente, uma dessas liminares está em fase de recurso.

Diante da situação, o Sindimed formalizou sua preocupação por meio de um ofício encaminhado ao Ministério Público, solicitando providências e soluções para o caso. O documento foi anexado ao processo pela promotora de Justiça.

O Sindimed continuará acompanhando a situação e reivindicando soluções que garantam a segurança dos pacientes e a estabilidade para os médicos que atuam na rede credenciada.