Notícias 05/02/2025

Sindimed realiza assembleia extraordinária e dá início à Campanha Salarial 2025


compartilhar notícia

Na noite dessa terça-feira, 4 de fevereiro, o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) realizou, na sede da entidade, a primeira assembleia extraordinária de 2025 com os médicos estatutários da rede municipal de Aracaju. O encontro teve como objetivo discutir a Campanha Salarial deste ano, a implementação da Tabela Única Salarial dos Médicos, a isonomia salarial da categoria, as condições de trabalho e demais pautas relevantes para os profissionais.

A assembleia foi conduzida pelo presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, ao lado do vice-presidente, Dr. Argemiro Macedo, e do secretário-geral, Dr. João Augusto. Também compôs a mesa o conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM-SE) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Elerton Aboim. 

Com a assembleia, foi oficialmente iniciada a Campanha Salarial de 2025. Entre os principais pontos aprovados para encaminhamento à Prefeitura de Aracaju está a recuperação das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos, que somam 27,99%. Além disso, a categoria reforçou a defesa do concurso público para médicos, a ampliação da gratificação de desempenho e outras demandas trabalhistas.

O presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, iniciou sua fala trazendo informações importantes para a categoria. Ele destacou a recente publicação do edital do concurso público estadual com 627 vagas para médicos, um avanço conquistado após anos de luta do Sindimed e demais entidades de classe da saúde, em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Justiça Federal.

“Esse concurso é fruto de uma luta que travamos ao longo de uma década, com paralisações, greves e incontáveis audiências. Finalmente, conseguimos avançar e garantir novas vagas para a nossa categoria. Isso demonstra a força do movimento médico organizado e reforça a importância da nossa mobilização para outras pautas essenciais”, ressaltou o presidente sindical.

Dr. Helton também fez questão de pontuar a reabertura do diálogo com a gestão municipal. Isso porque, mais cedo, horas antes da assembleia dessa terça, a diretoria do sindicato foi recebida pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e pela secretária municipal de Saúde, Débora Pimentel, na sede da Prefeitura. Segundo Helton, a reunião representou um importante passo para a construção de um canal de diálogo mais democrático e cordial entre a categoria e a administração municipal, fato que não ocorria com a gestão anterior.

“A prefeita nos assegurou que pretende realizar um concurso público para médicos e garantiu que a Prefeitura estará de portas abertas para o diálogo com a nossa categoria. Esse compromisso é um avanço, e agora vamos formalizar nossas demandas por meio de ofício para que possam ser analisadas pela gestão”, acrescentou.

O secretário-geral do Sindimed, Dr. João Augusto, também reforçou a importância da formalização das reivindicações junto ao poder municipal.

“Essas pautas serão oficiadas à Prefeitura ainda esta semana. Durante a reunião que tivemos com a prefeita, ela afirmou que publicará um decreto para dar início às negociações. Nossa expectativa é de que, até o final de fevereiro, possamos avançar nas primeiras tratativas sobre a Campanha Salarial de 2025”, explicou Dr. João Augusto.

Pagamento dos médicos PJ: uma vitória do Sindimed

O vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, destacou um importante avanço nas negociações com a Prefeitura de Aracaju: a regularização do pagamento dos médicos PJ, cujos salários estavam em atraso desde o final do ano passado, reflexo da gestão anterior. 

Durante a reunião com a prefeita Emília Corrêa e a secretária municipal de Saúde, Débora Pimentel, ficou assegurado que os valores devidos serão pagos ainda nesta quinta-feira, dia 6. 

"Essa é uma grande conquista do Sindimed e de toda a categoria médica, fruto do diálogo e da mobilização dos profissionais. Isso demonstra avanço nas negociações e fortalece nossa luta por melhores condições de trabalho. Seguiremos atentos para garantir que os direitos dos médicos sejam sempre respeitados", afirmou Dr. Argemiro Macedo. 

A assembleia contou ainda com a participação de outros dirigentes do Sindimed, como Dr. Carlos Spina, Dr. Alfredo Andrade, Dra. Lina Carvalho, Dra. Tatiana Richter, Dra. Fernanda Teixeira e Dra. Moema Augusto Canuto, reforçando a unidade da categoria na defesa de seus direitos. 

A entidade segue atenta às movimentações da Prefeitura e promete manter os médicos informados sobre os próximos passos da Campanha Salarial de 2025.

| Por Joangelo Custódio, assessoria de Comunicação Sindimed.