Sindimed denuncia redução de vencimentos em concurso da Prefeitura de Simão Dias
O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) recebeu, na manhã desta segunda-feira, 6, uma denúncia relacionada ao concurso público da Prefeitura Municipal de Simão Dias. O certame, realizado em julho e homologado no dia 1º de novembro de 2024, teve seu edital retificado no dia 23 de dezembro de 2024, em plena véspera de Natal.
A retificação afetou exclusivamente os candidatos ao cargo de médico clínico geral ambulatorial, com carga horária de 20 horas semanais. Segundo o Edital de Correção do Erro Material do Concurso Público nº 01/2024, o vencimento para o cargo sofreu uma redução de 50%, passando de R$ 10 mil para R$ 5 mil.
A justificativa dada no Edital pelo prefeito reeleito em outubro, Cristiano Viana Meneses (PT) foi que a correção decorreu de um 'erro material' no Edital inicial 01/2024 e foi necessária para adequar o conteúdo à legislatação municipal vigente, em especial à Lei municipal nº 722/2017, que dispõe sobre a estrutura organizacional da Prefeitura Municipal de Simão Dias, Sergipe.
A denúncia foi feita por uma médica que não quis se identificar.
O Sindimed manifestou oposição à medida. Em nota, o sindicato declarou que acionará os órgãos competentes para assegurar o cumprimento do edital original, defendendo os direitos dos profissionais que participaram do certame.
A entidade considera a retificação uma afronta aos profissionais de saúde e ao princípio da transparência pública. Diante disso, exige uma investigação criteriosa para garantir que os direitos dos aprovados sejam preservados e que situações como essa não se repitam.