Sindimed, Sinmed Alagoas, FMB e AMPB recebem a visita do Ministro Márcio Macedo e entregam pauta com reivindicações
O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) recebeu na tarde desta segunda-feira, 9, para uma reunião-almoço, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macedo. Na pauta de discussão, temas importantes para a categoria como: Carreira Médica do Sistema Único de Saúde (SUS), previdência social, Escolas médicas, Mesa de negociação do SUS, Conselho deliberativo de Programas e a PL do piso da categoria.
Antes da reunião o presidente, Dr. Helton Monteiro e diretores do Sindimed receberam médicos bolsistas que fazem parte da Associação dos Médicos pelo Brasil, que colocaram um impasse no processo seletivo do médico da família e comunidade, a presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Dra. Silvia Melo e a assessora da secretaria da Presidência da República, Itanamara Guedes que também participaram da reunião com o Ministro Márcio Macedo.
O encontro foi aberto pelo Dr. Helton que fez uma explanação sobre a necessidade desta reunião agradecendo a presença de todos em especial do Ministro Márcio pela oportunidade de tratar de assuntos importantes para a categoria.
“Agradecemos a oportunidade e sabemos da importância deste momento para tratar de assuntos importantes da nossa categoria, como a atualização do piso salarial médico, cuja lei é de 1961, e está defasado, do número excessivo de novas escolas médicas abertas no Brasil, da perda do poder aquisitivo na aposentadoria depois da reforma da previdência”, afirmou Dr. Helton.
A presidente do Sinmed Alagoas, Dra. Silvia, agradeceu o convite e esboçou a importância de participar dessa reunião para o crescimento da categoria médica não só de Sergipe, Alagoas, mas de todo o Brasil.
“Começamos esse debate do piso salarial médico em Brasília, e convoco aqui para a união de todos para continuarmos lutando junto a Federação Médica Brasileira (FMB), em prol dos nossos objetivos. Esse momento aqui, em Sergipe é de fundamental importância para conseguirmos os nossos objetivos”, frisou a dra. Silvia.
Na ocasião foi entregue ao Ministro, ofícios das pautas colocadas pelo Sindimed, FMB, representada pelos presidentes dos Sindicatos de Sergipe e Alagoas e também pelos médicos da Associação dos Médicos pelo Brasil. Em contrapartida, o ministro se comprometeu em estudar toda a documentação passada, marcar uma audiência com a ministra da Saúde com o objetivo de viabilizar os ajustes no que for possível, e depois passar um posicionamento para a categoria via Sindimed.
Para finalizar o vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo entregou a camisa do Outubro Branco e falou sobre a campanha que visa a conscientização, respeito ao médico. A Campanha ganhou mais uma adesão pelo Brasil afora com a declaração feita pela presidente do Sindicato de Alagoas, em abraçar junto aos médicos alagoanos.
Além dos diretores e da Assessoria jurídica do Sindimed, da Associação dos Médicos pelo Brasil, da presidente do Sindimed de Alagoas, participaram da reunião o magnífico reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Walter Joviniano, o Superintendente Regional do Trabalho em Sergipe (SRT) José Cláudio S. Barreto (Caducha) e o prefeito do município de Cristinápolis Sandro de Jesus.