Notícias 04/11/2024

Sindimed participa da sessão especial na Câmara pelo Dia do Servidor Público


compartilhar notícia

Sindimed participa da sessão especial na Câmara pelo Dia do Servidor Público


O plenário da Câmara foi palco para os desabafos em relação atual gestão


O Dia do Servidor Público Municipal foi lembrado na Câmara Municipal de Aracaju com uma sessão especial de comemoração, de autoria do vereador Isac Silveira. O plenário do parlamento estava lotado de representantes de todas as categorias, no último dia 30 de outubro. O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) foi representado pelo diretor e ex-presidente, Dr. João Augusto Alves de Oliveira. Durante o evento alguns servidores públicos foram homenageados com uma placa. 


A sessão não foi só alegria; ela foi marcada pelo desabafo de muitos servidores e também representantes de Sindicatos presentes, que aproveitaram para expor todo o sofrimento e a forma como foram tratados e desvalorizados pela gestão atual nos últimos anos. 


Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Município de Aracaju (Sacema) Carlos Augusto, nos últimos anos, a gestão municipal tentou convencer a sociedade que tanto o serviço público quanto os servidores poderiam ser descartados e jogados no lixo. “Foram oito anos de humilhações, desrespeitos que atingiram parte significativa da sociedade aracajuana e sergipana”. 


O sentimento de indignação e revolta foi o mesmo sentido pela  sindicalista e funcionária pública Maria Auxiliadora, representante do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa). “Que nos próximos anos, nós possamos conseguir muito mais vitórias que tivemos até hoje. Nós viemos de anos sofridos e quero colocar uma borracha e esquecer tudo o que passamos”, pontuou. 


Na opinião do diretor João Augusto, a sessão especial foi muito importante e positiva porque além de homenagear todos os servidores públicos, agregou também todos os Sindicatos dos servidores municipais. “Foi um momento em que todos os Sindicatos através dos seus representantes, expuseram todo o descaso e destrato, que aconteceram com eles, durante atual gestão. Isso é um fato concreto, A falta de valorização onde dos oito anos, foram cinco anos sem reajuste injustificados e nos últimos três anos, o reajuste foi dado pensando na eleição. Todos expuseram suas indignações. Espero que isso repercuta na Câmara e na próxima gestão da prefeita Emília Correa, na qual se depositam esperanças de melhorias. E que as palavras do vice-prefeito eleito Ricardo Marques, que é preciso cuidar primeiro daqueles que estão dentro da casa, para que estes, cuidem dos demais, sejam transformadas em prática e não sejam apenas palavras bonitas em um ano importante de mudança de gestão”, pontuou o diretor João Augusto.

PEC - Na ocasião, o Dr. Helder Muniz fez um relato explicativo sobre o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 66/2023, que está tramitado no a Câmara dos Deputados e trata de oferecer alternativas aos municípios de parcelamento dos débitos previdenciários. “É fundamental que estejamos atentos as essas pautas que a princípio não nos alcança, mais tem reflexos diretos sobre as nossas vidas”, colocou o assessor jurídico do vereador Isac Silveira.