Notícias 12/10/2024

Sindimed Sergipe lança campanha “Outubro Branco”, em prol da conscientização, valorização e respeito ao médico


compartilhar notícia
Arte: Sindimed Sergipe

O mês de outubro ganha em 2024 uma nova cor e propósito: o “Outubro Branco”, uma iniciativa do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) em prol da conscientização, valorização e respeito ao profissional médico. A campanha, inédita no país, foi idealizada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da profissão, que é celebrada no dia 18 de outubro, Dia do Médico. Mais do que uma homenagem, o Outubro Branco emerge como um apelo à valorização daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado e à saúde da população.

De acordo com o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, a ideia por trás do Outubro Branco é sensibilizar não apenas a população, mas também o poder público e as instituições sobre as adversidades enfrentadas pela categoria. 

“Todos os dias, os médicos lidam com a missão de salvar vidas, mas, infelizmente, ainda sofremos com a falta de direitos básicos e condições de trabalho adequadas, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS). A nossa luta é para garantir que a profissão seja respeitada e que os médicos possam exercer sua vocação com dignidade”, afirma.

Entre os desafios enfrentados pelos médicos, destacam-se a falta de autonomia no exercício da profissão, a ausência de benefícios trabalhistas essenciais, como licença-maternidade para as médicas, e a carência de estrutura nos ambientes de trabalho, especialmente nas unidades do SUS. 

“Não é incomum ver médicos trabalhando sem equipamentos adequados, sobrecarregados e sem a garantia de direitos fundamentais. Isso afeta diretamente o atendimento que é oferecido à população e também desmotiva o profissional que está ali para ajudar”, acrescenta o vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo.

Respeito à vida

A campanha do Outubro Branco traz à tona um debate essencial: quem não valoriza o médico, não valoriza a vida. O Sindimed acredita que é preciso olhar com mais cuidado para as necessidades dos profissionais que, dia após dia, lidam com o sofrimento alheio e, muitas vezes, colocam a própria saúde em segundo plano. 

“O médico que não é valorizado se vê desmotivado, e isso pode impactar diretamente o atendimento que ele oferece. Por isso, nossa luta não é apenas por nós, é por todos que dependem, principalmente, do SUS e dos profissionais que lá atuam”, reforça  o presidente.

Com o Outubro Branco, o Sindimed espera engajar a sociedade em um movimento de respeito e valorização ao médico, lembrando que, por trás do jaleco branco, existem pessoas que se dedicam com amor e comprometimento ao bem-estar de toda a população.

“Queremos que todos compreendam que o médico precisa de condições dignas para trabalhar. A valorização da nossa profissão é um reflexo do valor que damos à vida humana”, completa Argemiro Macedo.

Celebração ao Dia do Médico

No dia 18 de outubro de 2024, o Sindimed celebrará o Dia do Médico com uma solenidade especial, que acontecerá na sede da entidade, localizada à Rua Celso Oliva, 481, no Bairro 13 de Julho, em Aracaju. A programação começa às 7h com uma missa em homenagem aos médicos, seguida de um café da manhã às 8h. Às 8h30, ocorrerá a entrega da Comenda "Dra. Glória Tereza Lima Barreto Lopes" e do Prêmio "Amigo do Médico", reconhecendo aqueles que se destacam na valorização da profissão médica. 

A presença dos convidados será motivo de grande satisfação, destacando o compromisso desses profissionais que se dedicam a promover a saúde e o bem-estar da população.