Notícias 27/08/2024

Sindimed promove assinatura de Carta Compromisso com candidatos a vereador por Aracaju


compartilhar notícia

Na noite dessa segunda-feira, 26 de agosto, o auditório do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) ficou lotado durante um evento que marcou um importante passo para a saúde pública de Aracaju. Mais de 40 candidatos a vereador, além de outros postulantes à reeleição, estiveram presentes para assinar a Carta Compromisso, documento tradicional da entidade sindical que visa garantir a defesa dos direitos dos profissionais de saúde e a qualidade dos serviços prestados à população.

A Diretoria Executiva do Sindimed participou ativamente do evento, que reuniu diversos candidatos ao legislativo dispostos a conhecer e assinar a Carta Compromisso. Esse documento apresenta pautas fundamentais, como a defesa do Piso Salarial da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a realização de concursos públicos para médicos estatutários e a luta contra a terceirização dos serviços de saúde.

+ Clique aqui e veja a galeria de imagens

A Carta Compromisso também aborda questões como a melhoria das condições de trabalho dos médicos, a defesa da autonomia profissional e a necessidade de uma administração pública mais transparente e comprometida com a saúde.

O presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, conduziu a solenidade e destacou que a assinatura desse documento pelos candidatos representa um passo importante na construção de um sistema de saúde mais eficiente e justo em Aracaju.

"Hoje foi uma noite memorável para o Sindicato dos Médicos de Sergipe. Tivemos a presença de inúmeros candidatos a vereador por Aracaju, que ouviram e discutiram pautas fundamentais para a nossa categoria, como o fim das terceirizações e melhorias no Plano de Carreira. É essencial que os profissionais de saúde tenham condições adequadas de trabalho para atender dignamente a população", afirmou o presidente sindical.

Ele ainda ressaltou o caráter democrático do evento, mencionando que candidatos de diferentes partidos e ideologias se uniram em torno da causa comum de valorizar o trabalho médico e assegurar que a população receba um atendimento de qualidade.

Entre os postulantes que assinaram a Carta Compromisso, o vereador e candidato à reeleição, Elber Batalha (PSB), destacou a necessidade de lutar contra a privatização da saúde.

"Esses pontos trazidos aqui são antigos, mas extremamente relevantes. A pejotização e a privatização, por meio das Organizações Sociais (OS), destroem a carreira dos profissionais de saúde e, consequentemente, enfraquecem todo o sistema público. Quem assina esta Carta está assumindo o compromisso de dizer não à privatização da saúde, de defender postos de saúde com profissionais concursados, garantindo um serviço público de qualidade", disse Elber Batalha.

O candidato Dr. Emerson (PCdoB), ex-vereador e ex-presidente do Sindimed, por sua vez, ressaltou a importância da luta sindical na defesa dos direitos dos profissionais de saúde.

"Sempre defendemos essa pauta enquanto sindicalistas. A luta pela garantia de direitos é fundamental, e eventos como este, que promovem o diálogo e a assunção de compromissos, são essenciais. Parabenizo o Sindimed por ser um sindicato combativo e representativo. Hoje demos um passo importante para fortalecer essa luta", afirmou.

Já o candidato e ex-vereador Iran Barbosa (PSOL) falou sobre a seriedade com que encara o compromisso assumido. "Participo deste momento com a seriedade que ele merece e assino esta Carta como um compromisso de consulta permanente. Caso a população me reconduza à Câmara, essa pauta será minha orientação nas questões de saúde", garantiu Iran Barbosa.

A postulante à reeleição, Sônia Meire (PSOL), destacou a luta contra as terceirizações e o desmonte da saúde pública. "Hoje temos uma Câmara ainda muito conivente com processos que corroem a saúde pública. Nosso mandato sempre esteve na linha de frente contra as terceirizações e pela defesa de uma saúde 100% pública, com concurso público e reestruturação das carreiras do serviço público", afirmou.

Dr. Manuel Marcos (PSD), também candidato à reeleição, alertou sobre a “mercantilização” da saúde. "O que vemos em Aracaju é uma mercantilização crescente da saúde. A relação médico-paciente, que deve ser baseada na confiança e continuidade, está sendo enfraquecida. Precisamos garantir que todas as mulheres desta cidade, especialmente as mais pobres, possam ter uma relação prévia com seus médicos, assegurando um atendimento humanizado e digno", enfatizou.

O evento, na avaliação do vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, marcou um compromisso público dos candidatos em trabalhar pela valorização dos profissionais de saúde e pela defesa de um sistema que atenda às necessidades da população.

"A assinatura da Carta Compromisso representa um pacto em favor de uma Aracaju com uma saúde pública mais eficiente, justa e acessível a todos", colocou.

Os candidatos saíram do auditório do Sindimed conscientes da responsabilidade de transformar esses compromissos em ações concretas, caso sejam eleitos.

Além do presidente e vice do Sindimed, também estiveram presentes durante o ato os membros da Diretoria Executiva: Dr. João Augusto, Dr. Carlos Spina, Dr. Alfredo Andrade, Dra. Lina Carvalho e Dr. Hugo Jardelino.

 

Por Joângelo Custódio