Podcast A Voz do Médico: Dra. Ingrid Gomes fala sobre obesidade e suas consequências para a saúde

Data de publicação: 19/06/2024

Podcast A Voz do Médico: Dra. Ingrid Gomes fala sobre obesidade e suas consequências para a saúde

O podcast A Voz do Médico, promovido pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), recebeu esta semana a Dra. Ingrid Cristiane Pereira Gomes, especialista em endocrinologia e metabologia, que abordou uma temática de extrema relevância: a obesidade e suas consequências para a saúde. O programa foi apresentado pelo vice-presidente da entidade sindical, Dr. Argemiro Macedo, além dos diretores Dr. Alfredo Andrade, Dra. Gilmara Carvalho e Dra. Tatiana Richter.

Logo no início de sua explanação, Dra. Ingrid foi taxativa, afirmando que a obesidade é, de fato, uma condição de saúde e uma doença progressiva de grande prevalência mundial.

"A obesidade é uma pandemia global, ligada a várias doenças cardiometabólicas, osteoarticulares e até psiquiátricas", destacou, complementando que a obesidade não é uma questão de escolha pessoal, mas uma condição multifatorial, onde a genética desempenha um papel significativo, representando cerca de 60% dos casos.

FATORES

A especialista explicou que fatores ambientais e hábitos de vida contribuem para o aumento da obesidade. "O ambiente que predispõe à obesidade está relacionado aos hábitos alimentares e à redução do gasto energético devido ao aumento do tempo de tela (smartphones) e menor atividade física", afirmou. Essa combinação de fatores, segundo a médica, leva ao acúmulo de gordura e ao aumento do peso, elevando o risco de diabetes, hipertensão e mais de 200 outras doenças associadas.

DIAGNÓSTICO

Para diagnosticar a obesidade, Dra. Ingrid orientou, antes de tudo, procurar um médico e mencionou o uso do IMC (Índice de Massa Corporal), embora reconheça que pode ser um parâmetro falho em casos de pessoas com alta massa muscular.

"Além do IMC, é fundamental observar o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal, que está fortemente associado ao risco cardiovascular", ponderou.

ESTILO DE VIDA

Ao tratar a obesidade, Dra. Ingrid destacou a importância de mudanças no estilo de vida, como a melhoria da alimentação, dos hábitos de sono e a prática regular de atividade física.

Ela alertou ainda para a necessidade de sensibilizar os pacientes sobre a natureza da obesidade como uma doença crônica, progressiva e recidivante. "É fundamental evitar o estigma da obesidade para evitar a gordofobia, que afeta a vida pessoal e profissional das pessoas com essa condição”.

TRATAMENTO

A especialista também discutiu as opções de tratamento medicamentoso, que têm crescido nos últimos anos. No entanto, ela reconheceu a dificuldade de acesso a esses medicamentos devido ao alto custo, embora veja um futuro promissor nessa área.

Em sua mensagem final, Dra. Ingrid reforçou a gravidade da obesidade e a necessidade de apoio contínuo para os pacientes.

"A obesidade impacta profundamente a vida das pessoas, e como profissionais de saúde, devemos auxiliar nossos pacientes nessa jornada difícil, mas possível de ser superada", concluiu.

PODCAST

O podcast A Voz do Médico continua sendo uma importante plataforma para discussões sobre saúde, trazendo especialistas para debater temas relevantes e informativos para a comunidade médica e o público em geral.

Entrevista completa com Dra. Ingrid em nosso canal no YouTube: A Voz do Me?dico - Ep 44 - YouTube