Diretoria Executiva do Sindimed recebe visita da pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Yandra Moura

Data de publicação: 25/06/2024

Diretoria Executiva do Sindimed recebe visita da pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Yandra Moura

 

O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) recebeu nessa terça-feira, 18, em sua sede, a pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, a deputada federal Yandra Moura (União Brasil). O objetivo da visita foi discutir sobre saúde pública e suas complexidades, buscando soluções para melhorar as condições de trabalho e atendimento à população.

Esse encontro faz parte de uma série de diálogos que o Sindimed vem realizando com os postulantes ao Executivo Municipal, de forma espontânea, a pedido dos pretensos candidatos.

 O presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, iniciou a reunião agradecendo a visita de cortesia, e destacou a importância da abertura de diálogo permanente sobre saúde pública com todos os pré-candidatos para colocar as demandas e os anseios da categoria médica e que, após o resultado do pleito, esse diálogo continue.

O líder sindical ressaltou de forma contundente a importância de se fazer concurso público, o último que aconteceu para a saúde no município de Aracaju, foi no ano de 2011. ‘Uma saúde pública de qualidade não pode ser construída com profissionais desvalorizados, sem estabilidade, autonomia e carreira, aspectos adquiridos por meio de concurso público”.

 O doutor Helton explicou para a pré-candidata que ainda existem médicas em Aracaju trabalhando sem direito à licença maternidade, além de profissionais que não podem ficar doentes, porque não têm direito à licença saúde.

Os diretores colocaram outras dificuldades enfrentadas pelos médicos e profissionais de saúde, devido principalmente à precarização dos contratos trabalhistas, chancelados pela gestão municipal, falta de recursos humanos, dentre outros.

 Essas dificuldades incluem a estipulação do tempo mínimo de consulta pelo gestor, num claro exemplo de intervenção na autonomia do médico para atender o paciente no tempo necessário, a terceirização do Hospital Nestor Piva, a falta de medicamentos e direitos como férias e insalubridade, sobrecarga de trabalho, além de demissões e salários abaixo do mínimo.

 Quando foi feito o primeiro concurso, em 2004, o número de médicos na Prefeitura de Aracaju somava mais de 800 concursados. Atualmente, somando médicos estatutários e PJ, o quantitativo não chega a 400 médicos, levando em consideração que a população do município mais que dobrou.

O presidente aproveitou para fazer uma comparação entre o antes e o pós-pandemia. “Antes da pandemia havia um discurso muito forte contra o servidor público concursado e a pandemia nos mostrou o quanto esses profissionais – não só os médicos mas todas as categorias - foram importante para o serviço público, porque eles sustentaram o serviço público nesse período. Quando passou a pandemia, voltamos a ser tratados como antigamente”.

 Outro ponto levantado pelos representantes do Sindimed foi a saúde mental dos profissionais, principalmente após a pandemia de covid-19. “Depois da pandemia, percebe-se que muitos dos trabalhadores ficaram psicologicamente abalados’’, alertou o presidente.

 Yandra reconheceu que a saúde pública será um dos principais pilares da sua campanha.

 “Nós sabemos que a saúde é um gargalo da população e que a saúde municipal está na UTI. Sabemos da falta de medicamentos, e isso é falta de gestão. Assim como das filas de espera que são grandes. Esse é o retrato da saúde municipal de Aracaju”, colocou.

 Ela expressou o seu agradecimento pela acolhida e se colocou sempre à disposição para discutir com o Sindimed no que for preciso. Na ocasião, reafirmou alguns dos seus projetos: Mesa de Negociação Permanente com os Sindicatos, construção de hospital, política voltada para o autismo, dentre outras que farão parte da plataforma de campanha. ‘Essa discussão que tivemos aqui servirá de exemplo para o meu programa de governo na área da saúde”, pontuou.

 O presidente José Helton já antecipou o convite para pré-candidata participar do debate que o Sindicato dos Médicos realiza antes das eleições com os postulantes ao Executivo Municipal. A pré-candidata já confirmou presença.

 Além do presidente, participaram do encontro o vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, os diretores Dr. Brunno Goes, Dra. Teresa Cristina Wiltshire, Dr. Luiz Carlos Spina, Dr. João Augusto, e o assessores jurídicos, Thiago Oliveira, e Marcos Nunes.

 Além de Yandra Moura, o Sindimed já recebeu as visitas de cortesia dos pré-candidatos Luiz Roberto (PDT), Candisse Carvalho (PT), Emília Correia (PL) e Niully Campos (PSOL).

 Por Mércia Oliva, da Assessoria de Comunicação do Sindimed