Médicos da Ebserh em Sergipe decidem permanecer mobilizados e aguardam avanços das negociações do ACT

Data de publicação: 07/05/2024

Médicos da Ebserh em Sergipe decidem permanecer mobilizados e aguardam avanços das negociações do ACT


 Em assembleia virtual realizada na tarde da última segunda-feira (6), médicos que atuam na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Sergipe decidiram não aderir ao indicativo de greve. Contudo, seguirão mobilizados para avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025.


A assembleia, conduzida pela Dra. Lina Carvalho, Diretora de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) e representante da entidade sindical junto à Ebserh, e contou com a participação do Dr. Edmar Fernandes e Dr. Leonardo Alcântara, membros da Federação Médica Brasileira (FMB).


Na pauta, o repasse das informações da reunião realizada na manhã do dia 6 com diretores da Ebserh sobre o ACT 2024/2025, o indicativo de greve e os desdobramentos das negociações.


Os representantes da FMB ainda detalharam a nova proposta econômica da empresa mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).


A proposta inclui:


• Reajuste de 80% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), equivalente a 3,09%, sobre salários e benefícios, exceto alimentação;

• Reajuste de 20,58% no auxílio-alimentação, elevando o valor de R$ 660,09 para R$ 796,00;

• Reajuste de 100% do INPC para o próximo período (2025) sobre salários e benefícios;

• Manutenção dos 38 itens sociais já aceitos e acordados;
• Instituição de um Grupo de Trabalho (GT) paritário em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para a criação de um Plano de Recomposição Salarial;

• Alteração da data-base de 1º de março para 1º de junho, com pagamento do retroativo.


Apesar de não adiarem à greve, os médicos seguirão acompanhando as negociações entre a FMB e a Ebserh na Mesa de Negociação mediada pelo TST. Novas assembleias poderão ser convocadas pelo Sindimed caso necessário.