Sindimed debate saúde pública em reunião com a pré-candidata à Prefeitura de Aracaju, Candisse Matos

Data de publicação: 03/04/2024

A Direção Executiva do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) se reuniu na manhã desta terça-feira, 2 de abril, com a pré-candidata à prefeitura de Aracaju, Candisse Matos, do Partido dos Trabalhadores (PT).

O encontro é parte de uma série de diálogos organizados pelo Sindimed, visando estabelecer um canal de comunicação com os aspirantes ao cargo máximo do Poder Executivo Municipal, que estão se preparando para as eleições previstas para outubro deste ano, caso seus nomes sejam confirmados para o pleito. 

O principal objetivo dessa iniciativa, conforme destaca o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, é proporcionar um espaço para discutir questões cruciais para a classe médica, tais como a melhoria das condições de trabalho e pautas relevantes relacionadas à saúde pública.

Durante o encontro, Dr. Helton ressaltou a importância do diálogo com a sociedade e abordou diversas preocupações, incluindo a questão do autismo e falta de preparo dos sistemas de saúde público e privado para lidar com essa demanda crescente, além da terceirização dos serviços de saúde, especialmente em Aracaju, através de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

“Importante o Sindicato dos Médicos receber uma pré-candidata e discutir os problemas da saúde pública, em que podemos contribuir para que tenhamos uma saúde que chegue efetivamente à população, que não tenhamos problemas de precarização de trabalho, que haja valorização do trabalhador. É de fundamental importância discutir, inclusive, pautas como o Dia Internacional do Autismo. A gente fala da inclusão, do melhor atendimento a essa população. Então, foi uma conversa muito salutar”, observou Dr. Helton.

Um dos pontos críticos destacados por Dr. Helton foi o alarmante índice de mortalidade infantil em Sergipe, que poderia colocar o estado como o líder nacional nesse triste indicador até o final do ano.

Por sua vez, Candisse Matos demonstrou interesse e comprometimento ao ouvir atentamente as preocupações apresentadas pelo sindicato. Ela expressou sua apreensão com a estagnação e até mesmo regressão na qualidade da assistência à saúde em unidades básicas e de pronto atendimento em Aracaju, assim como a escassez de medicamentos e problemas em consultas e exames relatados pela população e pelos profissionais de saúde.

“Aracaju não vê nenhuma evolução na questão da assistência à saúde. A população reclamando de falta de medicamentos, de problemas em consultas e exames, os profissionais de saúde, especialmente os médicos, denunciando diariamente negligências de falta de infraestrutura, falta de possibilidade de trabalho. Qualquer pessoa que se predispõe à vida pública, a estar à frente liderando um projeto que acolha os aracajuanos e aracajuanas, tem que priorizar a saúde. Isso é uma bandeira nossa e vamos andar de mãos dadas com o Sindimed, na construção de um futuro que seja justo, que tenha justiça social, que tenha acolhimento, que tenha saúde para todos. Então, eu estou muito feliz em estar aqui e reforço: o diálogo tem que ser permanente com quem faz a saúde”, destacou Candisse.

Dr. Helton Monteiro também enfatizou a importância de continuar esses diálogos, ressaltando o compromisso do Sindimed em promover debates produtivos sobre saúde pública.

Como parte desse compromisso, foi feito um convite a Candisse Matos para participar de um debate no podcast "A Voz do Médico", previsto para acontecer no segundo semestre, caso sua candidatura seja oficializada.

“A colaboração entre o Sindimed e os futuros gestores municipais é fundamental para garantir uma saúde de qualidade para todos os cidadãos”, concluiu Dr. Helton.

Também participaram da reunião, o vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, e os diretores executivos Dr. Luiz Carlos Spina, Dr. Alfredo Andrade, Dr. João Augusto, Dra. Moema Canuto e Dr. Hugo Jardelino de Andrade, além do assessor jurídico, Dr. Thiago Oliveira.

 

Por Joângelo Custódio | Núcleo de Comunicação Sindimed