SINDIMED FISCALIZA O CENTRO DE ATENDIMENTO PARA COVID-19 EM ITABAIANA
O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) esteve no município de Itabaiana para fiscalizar o Centro de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19, que está localizado na Escola Creche Jonh Lennon, no sítio Porto. Participaram da fiscalização, o presidente do Sindimed José Helton Silva Monteiro, e o diretor Alfredo Vieira. Acompanharam a fiscalização, que aconteceu no dia 10 de abril do corrente ano, a secretária municipal de Saúde de Itabaiana Priscila de Melo Ramos, Ingrid Brunely, Coordenadora do Centro Covid e Patrícia Araújo coordenadora da Atenção Básica.
Durante a visita foi verificado que o Centro mantém um estoque de insumos, medicações para intubação e medicação necessárias para o tratamento dos pacientes com Covid. Tinham em estoque, 7 cilindros de oxigênio de 50 litros cada um, e 10 cilindros de 5 litros. Foi informado pelos médicos que não existe a falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s).
De acordo com a secretária municipal em média, são gastos por semana 5 cilindros de oxigênio do pequeno, geralmente usado no transporte dos pacientes e 1 cilindro do grande por semana, e nas terças e sextas-feiras, ocorrem o reabastecimento. Neste momento, não há perigo de falta de oxigênio. O posto funciona de domingo a domingo, das 7 horas da manhã às 19 horas, com uma média de 150 atendimentos por dia, e com pacientes de outras regiões.
A regulação funciona desde o ano de 2020, no início da pandemia, quando foi feito um acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e todo o paciente que necessite de remoção para o hospital, o paciente antes é estabilizado no Hospital de retaguarda e depois encaminhado ao Hospital Regional de Itabaiana, onde depois são dados os devidos encaminhamentos.
Centro de Atendimento Covid
Foi observado durante a fiscalização que é um espaço amplo, bem arejado, com os pacientes sendo atendidos adequadamente, e com distanciamento. As salas são arejadas e com fluxo organizado, com triagem feita por enfermeiros. No local também são feitos os testes rápidos de sangue para verificar o IGG e IGM e também o RT-PCR. A equipe é formada por três médicos durante os dias de maior movimento, que são de segunda até quarta-feira; mas no momento da fiscalização tinha apenas dois, sendo o único ponto falho da vistoria. O Sindimed solicitou que fossem colocados mais profissionais médicos na escala do hospital devido o número de atendimentos diários; colocando-se à disposição para complementar a escala.
O Centro para Covid possui dois leitos de estabilização. Os pacientes também recebem oxigenoterapia em outros ambientes, foi verificado o almoxarifado e constatado que não faltam insumos e medicamentos.
Os representantes do Sindimed ficaram satisfeitos com o que encontraram na fiscalização, chegando a parabenizar a secretária municipal assim como o corpo diretivo do Centro, na forma como vêm coordenando o funcionamento da Unidade de saúde, dentro dos padrões sendo um exemplo a ser seguido; porém o único ponto que merece ser consertado, é a escala médica. O Sindicato reafirmou à disposição em colaborar para complementar/ ampliar a escala.
Em relação a escala médica, o Sindimed obteve a informação da secretária municipal de Itabaiana, que a Prefeitura Municipal já estava tentando a contratação de médicos para fechar a escala com três médicos nos outros dias.