Nota sobre o Atendimento de Crianças com casos leves de Síndrome Gripal em Aracaju

Data de publicação: 31/05/2023

Nota sobre o Atendimento de Crianças com casos leves de Síndrome Gripal em Aracaju

O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe - SINDIMED, vem informar a toda a população, que os Médicos Clínicos/Saúde da Família em solidariedade e apoio às crianças, irão atender de forma temporária o público infantil, neste momento sazonal de infecções respiratórias, mas deixando claro que não são pediatras e se faz importante uma política de valorização médica para que pediatras e demais médicos sejam atraídos e fixados na rede pública de saúde de Aracaju. 
Após contato com a Secretaria de Saúde Waneska e com o coordenador médico Samuel da Atenção Básica, foi acordado o seguinte: 


1 - As 10 unidades básicas de saúde escolhidas, farão apenas atendimentos de crianças com casos leves de síndrome gripal. Os familiares com crianças com dificuldade respiratória ou cansaço, não devem ir para as UBS e sim para os hospitais. 


2 - Haver a triagem inicial dessas crianças feita pela enfermagem. 


3 - Haver por parte da prefeitura, agilidade e acordo prévio com o SAMU para remoção ágil e rápida de possíveis crianças que por ventura necessitem serem transferidas das UBS para a rede hospitalar, já que as UBS não são feitas e nem programadas para existirem estabilização de pacientes, seja adulto ou infantil. 


4 - O agendamento de consultas programadas de adultos dos Médicos Clínicos/Saúde da Família escalados para o atendimento das crianças devem ser suspensos e bloqueados nos períodos. Essas desmarcações de consultas ficam sob a responsabilidade da gestão das UBS. 


Foi sugerido pela Sociedade Sergipana de Pediatria - SOSEPE - que a triagem fosse realizada baseada em protocolo pré-estabelecido tendo como parâmetros sinais objetivos para classificação de risco. A Sociedade coloca -se a disposição para elaboração do protocolo. 
No que se refere ao Conselho Regional de Medicina de Sergipe - CREMESE - estão programadas fiscalizações nestas unidades a fim de se resguardar as condições necessárias que garantam a realização do ato médico com segurança. 


O SINDIMED, a SOSEPE, o CREMESE e os médicos, diante da necessidade da população, farão o possível para prestação de um bom atendimento, sempre cobrando as condições necessárias, para o atendimento correto e responsável, seja ao público infantil ou ao adulto.      


                                                                                                        Aracaju, 30 de maio de 2023.