SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ESTÂNCIA SE REÚNE COM O SINDIMED

Data de publicação: 11/05/2023

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ESTÂNCIA SE REÚNE COM O SINDIMED
 
A secretária Municipal de Saúde de Estância, Leide Santos Catuninho de Morais, junto com o vice-presidente acadêmico do grupo Tiradentes, o professor Tenisson José dos Santos, estiveram reunidos no dia 9, na sede do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) com parte da diretoria executiva.
O propósito do encontro foi discutir sobre um pleito dos médicos que trabalham na Atenção Básica do município localizado no centro-sul do Estado. O retorno do dia de estudo, e a preceptoria da Universidade Tiradentes (UNIT) realizada pelos médicos que trabalham no município, mas que está suspensa há cerca de um mês. Durante a reunião foram colocadas propostas por parte do Sindimed com a finalidade de resolver o impasse.
A secretária justificou a ausência do prefeito que no mesmo horário estava participando de uma audiência judicial, mas ressaltou que a reunião foi muito proveitosa e que com o diálogo iniciado no dia de hoje, possa sair uma solução para as demandas. Em relação ao retorno do dia de estudo, a secretária enfatizou que levará ao conhecimento do prefeito as propostas colocadas pelo Sindimed, a fim de buscar meios para fazer as tratativas cabíveis com o objetivo de solucionar de uma vez por todas o problema, sem colocar em risco a gestão. Uma nova reunião será marcada para que a Prefeitura apresente essas soluções e que os ajustes sejam feitos.
Já o representante da Unit avaliou a reunião de forma positiva, com um diálogo sincronizado com a liderança do Sindicato, tendo a Universidade de um lado e do outro a prefeitura de Estância.
De acordo com o professor todos têm um objetivo em comum, que é o de realinhar o atendimento através dos preceptores do curso de medicina no município. “E isto passa também por um realinhamento da distribuição das atividades dos médicos que prestam serviços na região”, colocou.
Polos de Saúde
O município de Estância é um dos sete polos regionais de saúde do Estado que atende toda a região sul, além de estados circunvizinhos. O município possui 19 Unidades Básicas de saúde (UBS) que são geridas pela Prefeitura Municipal, além do Hospital Regional Jessé Fontes, gerido pelo Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital Maternidade Amparo de Maria, que atualmente está sob intervenção.