Sindimed Solidário encerra o ano de 2022, com ação na Casinha de Jesus

Data de publicação: 06/12/2022

Sindimed Solidário encerra o ano de 2022, com ação na Casinha de Jesus
 
O Projeto Sindimed Solidário chegou na manhã desse domingo, 4 , até o bairro Santa Maria, na Casinha de Jesus. Com esta ação encerram-se as atividades anuais do Projeto, que desde o seu lançamento já realizou sete edições, mas que promete não parar por aqui, com novas edições já programadas para o ano de 2023.
 
O Sindimed Solidário nasceu da gestão atual e tem como objetivo uma troca de experiências e ajuda ao próximo, levando solidariedade e amor.
 
A Instituição Casinha de Jesus, que é coordenada pela comunidade dos Servos e Servas da Santíssima Trindade tem mais de duas décadas no bairro e assiste a 82 crianças com idades entre 9 a 14 anos, nos dois turnos, oferecendo ainda suporte no reforço escolar, aulas de dança, atividades artísticas, além de proporcionar as três refeições. Somado a isto, também acolhe sete pessoas, sendo dois acamados.
 
Fomos recebidos pela diretora Josefa Eunice de Souza Aguiar que nos contou um pouco da história de como surgiu a comunidade dos Servos e Servas da Santíssima Trindade, e pelo assistente administrativo Edney Bezerra Nascimento, que juntos nos mostraram toda a Casinha de Jesus, com as suas instalações. A instituição ainda agrega um Centro Médico, composto por uma recepção, três consultórios médicos, um odontológico e um ambulatório de feridas. Ele conta com o trabalho voluntário de profissionais que fazem atendimento em geral para a população local. A comunidade sobrevive apenas de doações e atualmente possui 45 voluntários e 5 contratados.
 
Para a coordenadora do Projeto , a médica Teresa Wiltshire e todos os participantes do Sindimed Solidário, “a cada ação saímos renovados e com o coração leve, em paz. Levamos as doações que arrecadamos, mas sem dúvida, quem ganha somos nós”, colocou , arrematando que para o ano de 2023, o ‘Projeto’ tem outras ações programadas de um trabalho voluntário para esta instituição. Ao final da visita, que durou cerca de duas horas e meia, foi feita uma oração na Capela do local.
 
Breve história
A comunidade católica dos Servos e Servas da Santíssima Trindade nasceu de um apelo no coração da dona Maria Lúcia do Prado Menezes e Silva, quando morava na Atalaia, há mais de 30 anos. Ela participava de um grupo de evangelização, e, como é uma pessoa que dedicou e dedica ainda sua vida em prol de ajudar ao irmão, sobretudo aos mais carentes, lançou-se para cumprir o apelo que sentiu em seu coração. Ela evangelizava e atendia a todos que encontrava nas calçadas servindo alimentos e quando precisava, fazia curativos. E assim surgiu a comunidade que aos poucos ia crescendo e realizando trabalhos (Missões) tanto na Coroa do Meio, onde existiam as palafitas, como na Terra Dura, com muita dificuldade por conta dos acessos. Esse grupo aos poucos foi se desdobrando e realizando trabalhos em outras localidades da capital, e também da Barra dos Coqueiros. Dona Eunice, a coordenadora da Casinha de Jesus, é a integrante mais antiga do grupo que formou-se na fundação, através da senhora Maria Lúcia. Segundo dona Eunice, a história do bairro Santa Maria – da localidade onde está a Casinha de Jesus - se confunde com a história do grupo que acompanhou a chegada dos primeiros moradores, as construções de suas casas e ajudavam no que fosse possível para dar um pouco de dignidade a estes. Hoje, a Casinha de Jesus continua este trabalho com a comunidade local do bairro Santa Maria.