Vice-Presidente do Sindimed fala sobre as lutas e conquistas do Sindimed em favor do Servidor Público
Na sessão especial em homenagem ao Servidor Público de propositura do vereador Isaac Silveira na manhã desta sexta-feira, 26, o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), José Helton em sua fala lembrou das conquistas pelo Sindimed em prol do servidor público.
No seu depoimento, o lider sindicalista, saudou a todos em especial aos lideres de outros sindicatos que estiveram presentes à sessão. Em poucas palavras, o vice-presidente resgatou a história enquanto servidor público. "No ano de 2006, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) fazia o seguinte artíficio; a mulher quando saía de licença a maternidade perdia cerca de 70% do seu salário, por não ter esse direito: assim como aqueles servidores médicos que saíam para alguma licença por conta de alguma doença. Na época, o Sindimed lutou bravamente e conseguimos dentro da luta essa vitória que todos os servidores hoje conseguem ter; 100% das suas gratificações recebidas nas suas licenças".
Helton também resgatou que no mesmo ano, a Carreira em 2006, se existia um reajuste salarial, o salário diminuia porque tinha um teto salarial imposto pela Prefeitura de Aracaju; e o Sindimed organizado com outros Sindicatos também conquistaram isso, Nos anos seguintes, o servidor público não tinha direito ao avanço horizontal, sendo mais uma conquista para o servidor, do avanço horizontal, que anteriormente tinha sido negado esse direito.
Por fim, o representante do Sindimed disse que nunca viu um período tão conturbado, com uma onda reacionária por parte da gestão Edvaldo Nogueira, em não querer negociar com os médicos que já estão 100 dias parados, que não concede reajuste salarial há dois anos. "Mesmo no governo anterior, quando nós paralisavámos, conseguiamos ter audiência, nós dialogávamos, com o prefeito, vice-prefeito, secretários e hoje, faço a seguinte reflexão: Nós servidores públicos, não estamos preocupados qual o gestor que está à frente. Estamos preocupados com a população, ver os reais problemas diariamente, independente do gestor que está no cargo"
Para encerrar, Helton Monteiro dá um recado ao prefeito: "Nós médicos, os que estão em greve e os que estão trabalhando porque têm medo que o seu ponto seja cortado, diariamente ao longo dos próximos dois anos Edvaldo Nogueira, iremos divulgar a forma com que você trata os médicos e os servidores públicos".