Manifestação de Solidariedade

Data de publicação: 14/04/2021

Manifestação de Solidariedade

O Sindicato dos Médicos de Alagoas se solidariza com os familiares do jovem médico Evanilson de Lima Santos, graduado pela UFAL, e que cumpria o último ano de residência em neurologia no Hospital de Urgência Governador João Alves, em Sergipe, falecido precocemente vítima da Covid-19, no último dia 11.

Ao mesmo tempo, também lamentamos a expressão usada pelo colega médico superintendente da instituição, Walter Pinheiro, durante entrevista ao vivo, concedida a TV Sergipe (filiada local da globo), quando se referiu aos residentes como ‘indivíduos que mais observam do que atuam’. A declaração foi no mínimo infeliz. Ainda que não tenha havido intenção de machucar, denegrir e desmerecer a categoria, assume tal conotação. Portanto, jamais deveria ter acontecido. Em primeiro lugar, não se deve reportar a nenhum cidadão como indivíduo, independentemente de classe social ou profissão. Em segundo lugar, em se tratando de residentes de medicina convém ressaltar que todos são graduados, concluíram o curso em faculdades reconhecidas pelo MEC. Ou seja, são médicos. Passam anos complementando os estudos, fazendo especialização, e nessa fase eles são fundamentais na celeridade dos serviços, atuando com muita garra, inclusive nenhum se absteve de fazer parte da assistência na linha de frente da pandemia. Discordamos que ‘eles mais observam do que atuam’, como disse o superintendente do HUSE.

Por fim, lembramos que em Alagoas todos os residentes foram inclusos na prioridade da vacinação. Repudiamos não ter ocorrido o mesmo em Sergipe, afinal, o colega Evanilson de Lima Santos, também nosso conterrâneo, poderia ter vencido a doença caso estivesse imunizado. Lamentamos as circunstâncias, e nos solidarizamos com os familiares. Com certeza Deus já colocou o jovem médico num merecido lugar de destaque. Por aqui, ele sempre foi luz. Viverá eternamente em paz.

Maceió, 14/04/2020

Sinmed/AL