SINDIMED ALERTA SOBRE O RISCO DO FECHAMENTO DO CAPS JAEL PATRÍCIO E A TRANSFERÊNCIA DOS PACIENTES PARA O HOSPITAL DE CAMPANHA DA PREFEITURA DE ARACAJU

SINDIMED ALERTA SOBRE O RISCO DO FECHAMENTO DO CAPS JAEL PATRÍCIO E A TRANSFERÊNCIA DOS PACIENTES PARA O HOSPITAL DE CAMPANHA DA PREFEITURA DE ARACAJU

A notícia veiculada no dia 25 de maio de 2020 pela prefeitura de Aracaju, sobre o fechamento do CAPS Jael Patrício colocando todos os pacientes suspeitos e confirmados de COVID no Hopsital de Campanha de Aracaju, gerou uma surpresa negativa no Sindicato dos Médicos de Sergipe.

O motivo é que no Hospital de Campanha não existe o isolamento respiratório dos ambientes dos pacientes com COVID-19 confirmados dos pacientes suspeitos, com isso o risco é grande dos pacientes suspeitos que por ventura viessem a ser negativo, acabarem se contaminando por conta do mesmo ambiente respiratório com pacientes confirmados.

Na primeira visita, realizada dia 06/05/2020, junto com a secretaria de saúde e outras entidades da saúde foram constatadas uma boa organização do fluxo de atendimento, porém percebeu-se e foi relatado para correção por parte da gestão, a ausência de isolamento respiratório nos ambientes em que os profissionais de saúde estariam sem uso de máscara, como local de repouso, refeitório, (com certeza, haveria um grande aumento de contaminação dos profissionais de saúde), melhor localização da chegada e saída dos funcionários para paramentação e desparamentação, além da questão também da falta de isolamento respiratório separando o ambiente dos COVID positivos do ambiente dos pacientes suspeitos, favorecendo o risco de transmissão intrahospitalar.

Na segunda visita, realizada dia 14/05/2020, foi constatada correção e o isolamento respiratório no tocante aos funcionários. Porém, a parte relacionada com a segurança dos pacientes internados não foi corrigida alegando impossibilidade da engenharia. Diante do exposto, o SINDIMED, orientou, para resguardar a saúde dos pacientes, que no Hospital de Campanha ficassem apenas os pacientes confirmados, devido ao ambiente respiratórios único, e no CAPS Jael Patricio, apenas pacientes suspeitos. A gestão durante a segunda visita, concordou com esta mudança para o bem dos pacientes.

Por isso, este a, pois nesse ponto o SINDIMED não concorda, ja que participou das vistorias e nas ocasiões foram feitos os devidos questionamentos para uma maior segurança dos pacientes e dos funcionários.

Nesta quarta-feira, 27, pela manhã, será realizada uma reunião virtual entre as entidades da saúde, com o prefeito e a secretária de saúde, em que vai ser mais uma vez, relatado e recomendado serem feitas as correções para que seja prestada uma assistência à saúde com maior segurança aos pacientes.

 

© Copyright 2015 - Rua Celso Oliva, 481 - Bairro 13 de Julho - Aracaju - Sergipe - Fone: (79) 3211-7575 / (79) 99971-6742