SINDIMED e as demais entidades da área da saúde em mais uma reunião com a Prefeitura de Aracaju cobra o das ações de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju.

Data de publicação: 22/04/2020

SINDIMED e as demais entidades da área da saúde em mais uma reunião com a Prefeitura de Aracaju cobra o das ações de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju.

O prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu mais uma vez com representantes das entidades da Saúde. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, 22. Na pauta, a discussão sobre o andamento das ações de enfrentamento ao coronavírus em Aracaju.

Atualmente o panorama da doença no Estado é de 118 casos, tendo o maior número de casos em Aracaju, com 74 pessoas infectadas, com 8 internados e 4 óbitos.

Além do presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), o encontro contou com os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Odontologia, Sociedade Médica de Sergipe, e a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Entre os assuntos tratados, estavam: a obra do hospital de campanha, análise da curva de crescimento da infestação de covid-19 na capital e abordaram a realização dos testes para detecção de novos casos.

Durante a reunião também foi colocado a disponibilização de novos leitos de retaguarda. Atualmente, a Saúde de Aracaju dispõe de 47 leitos - 20 no CAPs Jael Patrício, 20 no Hospital São José e sete no hospital Fernando Franco - e está construindo 152 leitos no hospital de campanha. O prefeito de Aracaju afirmou que até o início de maio, o hospital de campanha estará pronto com 200 leitos para atendimento aos pacientes com covid-19.

Foi cobrado também pelo Sindimed ao prefeito Edvaldo Nogueira o pagamento do adicional de insalubridade em grau máximo de 40% aos médicos neste enfrentamento devido ao risco potencial aumentado de adoecimento em profissionais de saúde.

Sobre este item o prefeito ficou de dar uma devolutiva na próxima reunião dia 27 de abril.

* com dados e fotos da PMA