FÓRUM DE SAÚDE DE ARACAJU MOSTROU A SAÚDE EM TODO O ESTADO EM ESPECIAL ARACAJU

O I Fórum de Saúde de Aracaju foi realizado pelo Sindimed

Data de publicação: 11/11/2019

FÓRUM DE SAÚDE DE ARACAJU MOSTROU A SAÚDE EM TODO O ESTADO EM ESPECIAL ARACAJU

O I Fórum de Saúde de Aracaju foi realizado pelo Sindimed

Na visão da advogada Maria Angélica Rezende, responsável pelo Movimento Saúde Solidária, o Fórum idealizado e realizado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) foi muito importante; porque proporcionou uma visão diferente daquela passada pelo gestor.

"Achei o fórum importante porque é dentro de uma realidade, a de quem está presente, a frente da Saúde. Quando você vê uma coisa feita pelos gestores, você vê uma informação que está dentro de um contexto que geralmente é político e quando há informação de interesse desta gestão".

De acordo com a advogada, a situação em que foi colocada e como se encontra a saúde no Estado, em especial a de Aracaju, é preocupante e lamentável.

"É lamentável pelo que foi visto que a saúde esteja completamente abandonada. Não está funcionando a área primária, não está funcionando a contento as UPAS e há uma deficiência muito grande de atendimento", coloca a advogada que tem vários livros escritos voltados sobre à saúde.

Para ela, "se fossemos analisar, diria estamos vivendo quase um holocausto, porque a quantidade de pessoas podem morrer por esta deficiência de atendimento é grande. E os gestores tem responsabilidade de fazer uma gestão que preserve a vida do cidadão, porque se paga imposto muito alto e se tem direito à saúde" como preza a Constituição, que tanto gostam: "que a saúde é um direito de todos e dever do Estado; e esse dever não está sendo cumprido".

O Fórum que aconteceu na última sexta-feira, 8, e serviu de palco para discutir vários temas pertinentes à saúde de Aracaju, terá uma segunda etapa onde será dada a continuidade da programação que não foi possível ser debatida.