É preciso ter comando para fazer uma boa saúde

Data de publicação: 13/08/2019

É preciso ter comando para fazer uma boa saúde

Preocupado com as condições de trabalho dos médicos e a assistência médica à população, o Sindimed cada dia, não se cansa de realizar o seu, que é ir em busca de manter as garantias dos médicos. A Voz do Médico desta terça-feira, 16, através do seu diretor Argemiro Macedo, vem mostrar essa preocupação; uma vez que está próximo de completar mil dias do governo de Edvaldo Nogueira e muita coisa ainda para ser feita.

Argemiro lembrou que Edvaldo Nogueira, está no comando da Prefeitura de Aracaju, mas quem governa, é o povo. “O prefeito tem que se lembrar que uma vez no comando, ele deve receber as categorias, visitar as unidades de saúde, as urgências; e nós não estamos vendo isto acontecer”, relata o diretor sindical, salientando o que está sendo visto, é uma propaganda, uma maquiagem da gestão. “O que estamos assistindo é um caos na saúde e, perguntamos: Quem está provocando este caos? Com certeza, não é o médico, como lamentavelmente a secretária para tirar a sua culpa, vem atribuindo em emissoras de televisão, que à falta de assistência à população, é do médico.

O Sindimed aproveita este espaço, para fazer o contraponto, informando que o caos na saúde e principalmente a escassez dos profissionais não é por culpa do médico, e sim de gestão. O Sindimed tem visitado as unidades de saúde, a exemplo da zona sul, junto com representantes do Conselho Regional de Medicina (Cremese) e o que constatamos é a demora no atendimento.

“A população inclusive reclamava bastante que havia chegado pela manhã, meio dia e até a noite, e ainda não tinha sido consultada”, coloca Argemiro Macedo, complementando que a demora, não era porque o médico quisesse, até porque, ele estava na Unidade, mas a quantidade de pacientes e o número ofertado de profissionais pela Prefeitura de Aracaju, que já foi chamada atenção, é inviável. Essa dupla formada pelo prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária de Saúde Waneska Barboza é realmente despreparada para oferecer uma melhor saúde à população aracajuana, por isso esse caos, até na unidade básica de saúde. Prefeito! Acorda, vamos trabalhar”.

Atraso

Argemiro falou que um dos atrasos dessa gestão é o paciente ter que pegar uma nova guia de encaminhamento com o médico de família, para conseguir retorno ao médico especialista; é a pediatria que abriu atendimento para qualquer paciente em qualquer bairro de Aracaju, de forma desordenada. A saúde mental está um caos, quem é responsável por isso, quem provocou a privatização no Nestor Piva? A população sabe muito bem.

Assembleia

Logo mais, às 14 horas na sede do Sindimed, haverá uma assembleia dos médicos que trabalham no município de Estância para ajustar algumas questões sobre a mudança de vínculo de CLT para estatutário.