Carreira Médica de Estado: O caminho para valorização do Médico

Data de publicação: 02/08/2019

Carreira Médica de Estado: O caminho para valorização do Médico

O diretor do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) José Menezes trouxe no primeiro programa do mês de agosto, ‘A Voz do Médico’ nessa sexta-feira, 02, um tema muito relevante: A construção da Carreira Médica, na Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

De acordo com o diretor José Menezes, com muita dificuldade o Sindimed ajudou na construção de um Plano de cargos Carreira e Vencimentos (PCCV); mas em uma gestão passada do atual prefeito Edvaldo Nogueira, foi criado por ele um ‘teto salarial’. Nesse ‘teto’, os médicos tinham aumento do salário, mas reduzia na complementação; e esse teto foi quebrado. “Pensávamos nós, que tínhamos uma carreira consolidada na PMA, mas esse plano que com tanta dificuldade foi construído, agora, está sendo desconstruído pelo senhor prefeito da capital Edvaldo Nogueira”.

Ainda de acordo com Menezes, o Ministério da Saúde (MS) fez anúncio nesta semana do Programa de Governo intitulado “Médicos Pelo Brasil’. “Ora esse 'Médicos pelo Brasil', já deveria ter sido feito quando lançaram o ‘Mais Médicos’ que foi colocado com médicos estrangeiros, onde não quiseram aproveitar e nem fazer o revalida e ainda houve dúvidas sobre esses médicos que vieram de Cuba”.

Menezes lembra que nesta construção de agora, o atual ministro Luiz Henrique Mandetta, que à época era deputado federal acompanhou as discussões tidas do ' Mais Médicos' com a Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e principalmente a Federação Nacional dos Médicos (Fenam). “Nós negociamos naquela época para que o ‘Mais Médicos’ que foi lançado fosse através de concurso público. Na ocasião, o ministro da Saúde era Padilha e o deputado federal por Sergipe, Rogério Carvalho, que negociou, mas na hora que foi feito o Programa, não houve concurso público para o ingresso desses médicos; ou seja, trouxeram médicos estrangeiros que não passaram pelo revalida”.

Enquanto está sendo construído pelo Governo Federal um novo Programa, nós queremos uma Carreira Médica de Estado. “Aqui em Aracaju, o atual prefeito ele está desconstruindo e, nós queremos o apoio dos médicos sergipanos – que procurem o Sindimed - para que juntos fortaleçamos o Sindicato. Pois, nós não podemos aceitar uma TERCEIRIZAÇÃO como foi feita aqui em Sergipe, através do direito concebido na Reforma Trabalhista, de autoria do deputado Laércio Oliveira, em que dá direito de terceirizar os serviços”.

Menezes conclui que a atitude do deputado foi péssima para os trabalhadores. “E, colocando isso, é desconstruir tudo o que foi construído em prol dos profissionais; então perguntamos ao prefeito Edvaldo Nogueira, se estes novos médicos que estão chegando vão trabalhar de maneira precária ou vai o senhor vai fazer concurso, assim como em outros estados?”.