Presidente do Sindimed faz um balanço da saúde municipal nesses cinco meses de 2019

Data de publicação: 21/05/2019

Presidente do Sindimed faz um balanço da saúde municipal nesses cinco meses de 2019

Na 'Voz do Médico', programa do Sindicato dos Médicos de Sergipe desta terça-feira, 21, o presidente do Sindimed, João Augusto fez um balanço sobre o atual sistema da saúde municipal de Aracaju, nesses cinco meses.

De acordo com o presidente, "é difícil enxergar alguma melhoria para a população, melhoria na assistência ou melhoria no serviço", segundo o João Augusto o que se percebe no dia a dia, é a desassistência, ou seja a falta de oportunidade à população reduziu."A oportunidade da população de conseguir exames diminuiu".

Anteriormente os atendimentos que eram marcados diretamente no CEMAR, os retornos aos médicos especialistas, a Prefeitura de Aracaju, através da secretaria da saúde, resolveu agora, concentrar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazendo com que a população chegue nas madrugadas.

Com isso, a população tem que chegar nas Unidades de Saúde pela madrugada para quando chegar às 7 horas, pleitei uma senha para tentar chegar na recepção e obter uma possibilidade de ter sua consulta ou seu exame marcados. "Infelizmente a maioria esmagadora não tem esse êxito alcançado para ter sua saúde avaliada pelo menos por um médico, ou ter seu exame marcado para uma posterior entrega ao médico".

Na ótica do Sindicato, esse é um dos exemplos que piorou em Aracaju; visto que a informatização chegou, mas não veio bem. No primeiro mandato de Edvaldo, uma comissão de médicos do Sindicato foi a Curitiba junto com alguns gestores municipais para conhecer o modelo; mas parece que o modelo que trouxeram não é o mesmo usado em Curitiba e sim em uma cidade do interior paranaense. "Infelizmente não está dando a resposta com a celeridade que o sistema requer. Isso tira o tempo de consulta dos médicos e por consequência diminuiu o número de consultas para a população", observou o presidente do Sindicato.