Sindimed no Maio Amarelo

Programa 'A Voz do Médico'

Sindimed no Maio Amarelo

O Programa do Sindimed 'A voz do Médico' desta sexta-feira, 10 de maio contou com a participação do diretor de Assuntos Jurídicos Alfredo Andrade. O tema escolhido foi o 'Maio Amarelo', uma campanha para ar à população sobre os Acidentes no Trânsito.

De acordo com o diretor, o Maio Amarelo, é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que nasceu com a proposta de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. "O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação".

A ação é coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil. "A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classes e sociedade civil organizada para engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas diferentes esferas", colocou o diretor Alfredo.

O Movimento foi chamado de Maio Amarelo, segundo o diretor, "porque em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza".

Estatísticas:

Segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) são 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas e a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade. "Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB). A OMS estima-se que se nada for feito, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, passando a ser a quinta maior causa de mortalidade; e 2,4 milhões, em 2030.

Além do Maio Amarelo, o diretor Alfredo Andrade, lembrou aos médicos sobre o X Forró do Sindimed que acontecerá dia 8 de junho, às 20 h, na sede do Club do Banese.

© Copyright 2015 - Rua Celso Oliva, 481 - Bairro 13 de Julho - Aracaju - Sergipe - Fone: (79) 3211-7575 / (79) 99971-6742