NOTA À SOCIEDADE

CONTRA A CONDUTA ANTI-SINDICAL DO PREFEITO EDVALDO NOGUEIRA E DA SECRETÁRIA DE SAÚDE WANESKA BARBOZA

Data de publicação: 13/08/2018

NOTA À SOCIEDADE CONTRA A CONDUTA ANTI-SINDICAL DO PREFEITO EDVALDO NOGUEIRA E DA SECRETÁRIA DE SAÚDE WANESKA BARBOZA

O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) vem à público denunciar práticas ANTI-SINDICAIS, ANTI-DEMOCRÁTICAS E ANTI-TRABALHADORES do prefeito Edvaldo Nogueira e da secretária de saúde Waneska Barbosa.

Em greve desde o dia 20 de julho, os médicos do município de Aracaju não foram recebidos pelo prefeito, não houve diálogo. O prefeito solicitou de imediato à justiça a ILEGALIDADE da greve, dizendo ser abusiva mesmo sem ter negociado.

Como se não bastasse, a Secretária de Saúde Waneska Barboza, numa atitude intransigente e perseguidora, mandou cortar o salário de 1 diretor do sindicato dos médicos e pediu a devolução de diretores que tem cessão de 50% da carga horária legalmente estabelecida. A renovação da cessão, sempre concedida conforme a lei, e foi solicitada em 2017. E principalmente, nestes últimos meses, coincidentemente, após as amplas mobilizações trabalhistas (paralisações e denúncias), a secretaria Waneska vem assediando a diretoria do Sindicato.

Utilizando-se de números falsos e interpretação tendenciosa , a secretária de saúde tenta desmobilizar a diretoria do sindicato dos médicos, assediando os diretores, com essa perseguição imoral e descabida.

Como se não estivessem satisfeitos com a perseguição ao sindicato, a nova conduta ditatorial, censuradora e anti-trabalhadores, é proibir os trabalhadores de se reunirem em assembléias. Mais um coincidência, essa atitude proibitiva de participações em assembléias sindicais começou após as amplas mobilizações trabalhistas (denúncias e paralisações).

NUNCA, nenhum trabalhador teve corte por participar de assembléias, inclusive neste mesmo governo de Edvaldo Nogueira. O que remete a crer, ser uma postura de Waneska Barboza e que foi acolhida como filosofia por Edvaldo Nogueira.

A incoerência dentro de um processo de negociação trabalhista:
1) A demanda levada pelo sindicato vem dos trabalhadores (como fazer, se estão proibidos de participarem de assembléias?)
2) A aceitação ou não das propostas da prefeitura é feita pelos trabalhadores (como repassar e deliberar, se os trabalhadores estão proibidos de participarem de assembléias?)

Ou seja, o objetivo de Edvaldo e Waneska é desmobilizar toda e qualquer atividade organizada de trabalhadores e estão bem determinados a isso, tanto que estão agindo nas duas frentes: 1) contra a diretoria participativa e atuante do sindicato e 2)contra os trabalhadores mobilizados.

Porém tanto o Sindicato dos médicos do Estado de Sergipe não irá se calar diante desse assédio, quanto os médicos irão continuar indo às assembléias. E também irá denunciar à toda sociedade está prática abusiva, opressiva e anti-sindical.

As medidas judiciais cabíveis também serão tomadas para proteger a instituição SINDIMED e seus médicos filiados, visando continuar lutando por melhores salários e condições de trabalhos dos Médicos do Estado de Sergipe.

Assinado: Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe