SINDIMED RECEBE DENUNCIAS SOBRE CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DOS CEMARs AUGUSTO FRANCO E SIQUEIRA CAMPOS

Maioria das salas estão sem poder ser utilizadas no Sieuira Campos enquanto no Cemar do Augusto Franco, faltam salas para atendimento médico

Data de publicação: 19/03/2018

O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) recebeu denúncias de usuários e profissionais da área da Saúde envolvendo os Centro de de Especialidades Médicas (CEMARs) Siqueira Campos e Augusto Franco, relacionadas às condições de funcionamento, estruturais dos prédios, e a segurança.

As denúncias vão desde a manutenção nas instalações (como problemas nas portas), bem como corredores vazios por falta de marcação de consultas nas agendas dos médicos, prejudicando o atendimento à população e também a produção destes profissionais.

Outro problema que está na denúncia, e a estrutura física da CEMAR Siqueira Campos, com paredes cheias de infiltrações tornando um ambiente insalubre e com rachaduras, colocando em risco à vida dos médicos e demais profissionais, como também dos pacientes. Enquanto isso, existem centenas de aparelhos novos em caixas na Secretária Municipal de Saúde (SMS).

Muitas salas no CEMAR Siqueira Campos estão sem funcionar em torno de 90% enquanto no Augusto Franco, muitos médicos estão sem salas para trabalhar, sem falar nos locais que estão sem ventilação, climatização, e outras salas que ao invés de ser mais uma para o atendimento, funcionam como depósito de material. Funcionários trazendo ventiladores de casa para minimizar o calor e poder trabalhar, chegando a sensação térmica sentida pelos profissionais e usuários ser de 40º.

No Centro de Referência das Especialidades Infantis (CEMCA) possui oito salas, porém duas estão interditadas por falta de ar-condicionado. No dia de quarta-feira, é o dia que tem mais médicos do que salas disponíveis sendo o médico direcionado para fazer atendimento na sala da assistente social que não tem maca, entre outros problemas.

Diante das denúncias recebidas, o Sindimed fará ofício e um relatório mostrando toda a problemática e encaminhará aos órgãos competentes solicitando que providências sejam tomadas com urgências.

Essas denúncias não tratam apenas de consultórios, afetando ao atendimento médico, mas também envolvendo outros setores como fisioterapia e odontologia que vão culminar na saúde do paciente.