SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESCUMPRE ACORDO COM SINDIMED

SOBRE AS ESCALAS NAS UPAS

Data de publicação: 18/09/2017

Com o intuito de resolver a redução no quantitativo do número de médicos da Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, representantes da direção do Sindicato dos Médicos de Sergipe se reuniram no dia 29/08/2017, com a Consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) Ana Débora Santana, e com a Coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Roberta da Silva Santos Lisboa, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na reunião, ficou definido que seria mantido o quantitativo de médicos pela tarde (6 clínicos), com redução do efetivo pela manhã (5 clínicos). E, após à conclusão do processo seletivo, a escala retornará ao normal, ou seja (6 clínicos pelo turno da manhã, quanto da tarde).

Porém, neste último final de semana, fomos surpreendidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a informação de que o acordado não estava mais em vigor, e que a redução já estaria sendo praticada, inclusive nas próximas escalas, sendo uma decisão unilateral e sem informar ao sindicato, mostrando total desrespeito à categoria médica, aos representantes do Sindimed e principalmente à população.

Certo de que esta diminuição do quantitativo de médicos está provocando uma maior desassistência à população - com demora no atendimento - solicitamos à Secretaria de saúde esclarecimentos dos fatos para que não cause maiores transtornos. Sendo assim, o Sindicato dos Médicos e os médicos aguardam posicionamento por parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).