SINDIMED E SECRETARIA DE SAÚDE DEBATEM ATENDIMENTO NAS UPAS

Data de publicação: 30/08/2017

Com o intuito de resolver 'a redução no quantitativo do número de médicos da Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva', levou representantes da direção do Sindicato dos Médicos de Sergipe, médicos, representantes do corpo clínico, a se reunirem na tarde dessa terça-feira, 29, com a Consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) Ana Débora Santana, e com a Coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Roberta da Silva Santos Lisboa, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Cientes, que a atitude por parte da PMA, a partir do mês de setembro - a diminuição do quantitativo de médicos na UPA Nestor Piva, - trará uma piora no atendimento à população, com um tempo maior de espera, prolongando assim o sofrimento dos pacientes (usuários do Sistema Único de Saúde - SUS), a diretoria do Sindimed mostrou-se totalmente contraria à essa redução. Porém, a PMA, explicou que esta diminuição será temporária, até a realização do Processo Seletivo Simplificado (PSS), e que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teria de reduzir custos, conforme frisou Ana Debora, explicando assim os motivos que levaram à redução..

Encaminhamento

Ficou definido que será montado uma comissão para avaliação dos atendimentos à população durante esse processo transitório, até conclusão do PSS. Serão mantidos o quantitativo de médicos pela tarde (6 clínicos), com redução do efetivo pela manhã (5 clínicos). Quando da conclusão do processo seletivo, a escala retornara ao normal (6 clínicos manhã e tarde).

Foi discutido ainda outra demanda dos médicos emergencistas, que seria a ampliação da carga horaria. A Consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais mostrou-se bastante receptiva à ideia e informou que solicitará ao NUGEP um estudo para verificar o impacto financeiro.