Dirigentes do Sindicato dos Médicos de Sergipe, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 4, na Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (SEPLAG) com o secretários João Augusto Gama e Lucivanda Rodrigues para falar entre outros pontos a implantação plena do Plano de Cargos carreira e vencimentos (PCCV) e a paralisação de advertência por 24 horas dos médicos do Estado nos dias 9, 10 e 11 de novembro, motivado pelo parcelamento dos salários.
De acordo com o secretário João Augusto Gama além da dificuldade dos recursos existe também o déficit da previdência, mas disse que o Estado está empenhado em cada vez mais resolver o problema da implementação do PCCV.
“Não posso prevê quando irá ser implementado, mas estamos mais perto”, disse o secretário Gama, afirmando que o índice da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está baixando, mas possivelmente em janeiro de 2016, possamos ter uma resposta positiva. Apesar da demanda necessária, o Estado não vai permitir que os concursados sejam empossados, até que tudo se normalize, ou seja, o PCCV seja implentado; mas garantimos que estes também não perderão o seu concurso e que os prazos sejam renovados”, frisou.
Outra medida que está sendo tomada segundo a secretária adjunta Lucivanda Rodrigues é o Plano de Desligamento Incentivado (PDI), que trará uma economia considerável e dará uma folga para o Estado em relação à LRF.
“Como não conseguimos extinguir algumas empresas, houve a necessidade de fazer uma reforma e lançamos o PDI além de fazer alguns ajustes ao quadro de funcionários; que com certeza isso trará uma economia considerável”, coloca, salientando que tudo isto é com objetivo de economizar para diminuir o limite em que o Estado se encontra na LRF.
Sindimed
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Médicos José Menezes, é importante que o servidor tenha um posicionamento logo, pois desde julho do ano passado que existe essa cantoria e o grau de insatisfação só aumenta; e agora com o parcelamento dos salários. “Estamos na eminência de uma paralisação conforme deliberação dos médicos na noite de ontem, dia 3, em assembleia”, disse, afirmando que no dia 09 serão os médicos do SAMU, no dia 10, os médicos que trabalham no Hospital Regional de Itabaiana e no dia 11, os médicos que trabalham no Hospital Regional de Estância.
Pagamento
Para o presidente do Sindimed João Augusto,a reunião foi positiva, de acordo com o que foi colocado, as tentativas que o Estado vem fazendo para resolver os problemas que cerca a Lei de Responsabilidade Fiscal, com o objetivo de implementar o PCCV. "Esperamos que em janeiro tenhamos uma resposta satisfatória", disse o presidente, ressaltando que existe um problema que precisa ser resolvido de imediato; o pagamento dos médicos do Estado, que por conta do parcelamento, decidiram em assembleia fazer paralisações de advertência por 24 horas escalonadas.
O Sindicato, através do seu presidente, solicitou que o secretário visse a possibilidade de até sexta-feira realizar o pagamento. Em contrapartida o secretário Gama, se comprometeu em ver o que podia ser feito.