SINDIMED REALIZA VISITA NO FERNANDO FRANCO E CONSTATA SUPERLOTAÇÃO

Data de publicação: 16/05/2017

Depois de receber algumas reclamações sobre a superlotação na Unidade de Saúde Fernando Franco, localizada no Conjunto Augusto Franco, o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) realizou uma fiscalização na manhã desta terça-feira, 16, onde foi constatada além da superlotação, a falta do serviço de classificação de risco, entre outros itens.

De acordo com os diretores do Sindimed Alfredo Vieira e Argemiro Filho, essa falta de triagem, dificulta ainda mais a organização dos atendimentos. Outra coisa verificada foi que o leito que serve para observação, tem pacientes internados. Atualmente existem cerca de 12 a 15 leitos para internamento e 06 para observação.

Durante a vistoria, os representantes do Sindimed conversaram com os médicos presentes que apontaram algumas sugestões com a finalidade de garantir um melhor atendimento à população, como: estruturar o serviço de classificação e risco; contratar mais profissionais e melhorar as condições de trabalho e segurança.

Ao final da visitas pela Unidade hospitalar Fernando Franco, Zona Sul, os diretores se reuniram com as coordenadoras e questionaram se esses problemas já haviam sido relatados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via ofício, o que foi confirmado pelas coordenadoras que sim.

O Sindimed cumprindo uma regra básica nas fiscalizações que realiza, fez um relatório constando os problemas encontrados e enviará ofício à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com cópia para a SMS, solicitando de imediato às devidas providências.

1. Ausência do Serviço de Classificação de Risco (triagem)
2. Contratação de mais profissionais médicos
3. Melhoria das condições de trabalho ( falta de climatização no local de trabalho do médico diarista)
4. Aumento do efetivo de segurança (apenas um vigilante)
5. Suprir medicamentos básicos que estão em falta (paracetamol, dimeticona, entre outros)
6. Garantir a transferência a hospitais de retaguarda para pacientes internados na observação.